DISCURSOS SOBRE JUSTIÇA AMBIENTAL: FORTALECENDO SENTIDOS EMANCIPATÓRIOS NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Gabriela Ventura Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Campus Mesquita Doutoranda do Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laísa Freire Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia – UFRJ Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21269

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise discursiva da Carta Política do VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Nosso objetivo foi identificar alguns sentidos produzidos por essa rede os quais evidenciam a distribuição desigual dos danos e prejuízos sociais e ambientais no âmbito do atual modelo hegemônico de desenvolvimento social e político-econômico, conformando as injustiças ambientais. Partimos do pressuposto de que no campo da Educação em Ciências circulam discursos que podem dissimular essas injustiças, reproduzindo relações de dominação e exploração. Sob o aporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, analisamos o texto a partir do significado representacional do discurso, conforme as seguintes categorias analíticas: vocabulário (lexicalização, significados da palavra e metáforas) e intertextualidade (pressuposição e negação).  Identificamos alguns sentidos produzidos nesse documento os quais desvelam discursos que limitam a capacidade de superação da crise socioambiental e que mantêm as relações de dominação e exploração que conformam essa crise. Por meio da negação, por exemplo, foram evidenciadas as contradições dos discursos do senso comum e através de metáforas, foram reforçadas características do atual modelo de desenvolvimento que corroboram para as injustiças ambientais. A partir das análises, assinalamos dois sentidos contra-hegemônicos que podem ser fortalecidos no campo da Educação em Ciências: os discursos sobre as relações entre seres humanos e natureza e os discursos sobre o atual modelo de desenvolvimento social e político-econômico. Ao caracterizar esses discursos temos como objetivo colaborar para a construção e o fortalecimento de sentidos emancipatórios nas práticas de Educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Gabriela Ventura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Campus Mesquita Doutoranda do Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde – Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz. Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional em Educação e Saúde (NUTES) da UFRJ. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro –IFRJ / Campus Mesquita.

Laísa Freire, Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia – UFRJ Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia, no laboratório de Limnologia. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (NUPEM/UFRJ). 

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

Ventura, G., & Freire, L. (2018). DISCURSOS SOBRE JUSTIÇA AMBIENTAL: FORTALECENDO SENTIDOS EMANCIPATÓRIOS NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21269

Edição

Seção

Artigos