Educação Baseada em Competências e o Ensino da bioética num curso técnico de radiologia médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a47660

Palavras-chave:

ética, andragogia, competências e habilidades, metodologia de ensino

Resumo

Na atualidade, é essencial a perspectiva ética na formação profissional. Nos cursos da área de saúde, uma vertente fundamental é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo deste trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado, foi aplicar uma sequência didática na disciplina “Ética” de um curso técnico da área da saúde com a intenção de facilitar o ensino da bioética juntamente com o desenvolvimento da competência transversal de ética, por meio da Educação Baseada em Competências (EBC). O delineamento consistiu em um estudo de caso descritivo. O público-alvo foi composto por 32 alunos, do 1º módulo de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e auxiliou no desenvolvimento da ética como competência transversal. Foi percebida maior alfabetização científica dos estudantes, um maior entendimento sobre a interdisciplinaridade neste campo do saber, o desenvolvimento de diferentes habilidades comportamentais e a criticidade e conscientização nas autoavaliações. Conclui-se que o ensino da bioética através da EBC pode auxiliar na formação ética e estimular capacidades transversais nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro Borges, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Lorena, São Paulo, SP

Mestrando em Ciências pelo Programa de Projetos Educacionais em Ciências da EEL-USP. Especialista em Psicologia Analítica e graduado em Psicologia pelo UNISAL. Psicólogo da Atenção Básica no município de Lorena.

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo, Lorena, São Paulo, SP

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente de cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadora na Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (EEL-USP). É orientadora de trabalhos de conclusão e de pesquisa, tanto em graduação quanto em pós-graduação. 

Referências

ALCALÁ, Adolfo. ¿Es la Andragogía una Ciencia? Documento en línea. 1997. Disponível em: http://www.monografias.com/trabajos6/anci/anci2.shtml. Acesso em: 14 maio 2019.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo.; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensino. In:______.(Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. 3ªed. Joinville: Univille, 2004.

BACICH, Lilian; MORAN, Jose. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARROS, Fabiane Frigotto de; GUEDES, Jessica; ZERBINATTI, Laysa Fernanda.; RIBEIRO, Elaine Rossi. Emprego de metodologias ativas na área da saúde nos últimos cinco anos: revisão integrativa. Revista Espaço para a Saúde, v.19, n.2, 2018, p.108-119. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/617. Acesso em: 15 ago. 2019.

BARROS, Rosanna. Revisitando Knowles e Freire: andragogia versus pedagogia, ou o dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.44, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100465&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2019

BRAGA, Cristina; CURADO, Guilherme Hildebrando; MEDEIROS, Donato Jose; SANTOS, Ben Hesed; PONTES, Victoria Caroline Bottino. Bioética e educação na formação de profissionais de saúde. Revista Brasileira de Bioética, v.14, n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/download/25031/22082. Acesso em: 26 ago. 2022

BRASIL. Base Nacional Comum Currícular [BNCC]. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 dez. 2019

______. Lei n. 7394, de 29 de outubro de 1985. Regula o Exercício da Profissão de Técnico em Radiologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1985. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 jul. 2019.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Jair Antonio de; CARVALHO, Marlene de; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta; ALVES, Fabio Aguiar. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, Saúde e Ambiente, v.3, n.1, p.78-90, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21105. Acesso em: 16 maio 2019.

CIÊNCIA TODO DIA. Chernobyl: a história completa. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DiGqjYkRQ6o. Acesso em: 29 ago. 2019.

CONSELHO NACIONAL DOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA - CONTER. 8 de novembro radioativo: o filme. 2011. Disponível em: https://vimeo.com/31760613. Acesso em: 07 set. 2019.

CURRY, Lynn; DOCHERTY, Marcia. Implementing competency-based education. Collected Essays on Learning and Teaching, v. 10, Windsor, p.61-74, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1147189. Acesso em: 13 maio 2019.

DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Lea. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. 3ª ed. São Paulo: SENAC, 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Compet%C3%AAncias_habilidades_e_curr%C3%ADculos.html?id=JPuEDwAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y. Acesso em: 16 maio 2019.

DINIZ, Susana Nogueira.; MARQUEZ, Audrey de Souza; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; OKUYAMA, Cristina Eunice. Perspectivas de abordagem da bioética na educação básica. Ensino, educação e ciências humanas, Londrina, v.18, n.2, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/6041. Acesso em: 26 ago. 2022

DRAGOO, Amie; BARROWS, Richard. Implementing competency-based education: challenges, strategies, and a decision-making framework. The Journal of Continuing Higher Education, v.64, n.2, 73-83, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07377363.2016.1172193. Acesso em: 19 maio 2019.

DUNNE, Elisabeth; RAWLINS, Mike. Bridging the gap between industry and higher education: Training academics to promote student teamwork. Innovations in Education and Training International, v.37, 361–371, 2000.

FANTÁSTICO. Césio 137: 30 anos. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VUHLS1WL6FM. Acesso em: 14 set. 2019.

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria; DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência e Educação, Bauru, v.24, n.4, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400875. Acesso em: 07 dez. 2019

FIGUEIREDO, Ticiane Rodrigues; ALELUIA, Ieda Maria Barbosa. Benefícios do flipped classroom no período pré-clínico: uma revisão sistemática. Revista Internacional de Educação em Saúde, Salvador, v.3, n.1, 2019. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2100. Acesso em: 15 ago. 2019.

FISCHER, Marta Luciane; CUNHA, Thiago Rocha da; ROTH, Matheus Edilberto; MARTINS, Gerson Zalafon. Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental. Revista Bioética, v.25, n.1, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/t5TqGkvgy5y9r45sXkRbTkC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2022

FLEURY, Maria Terese Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba , v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000500010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 maio 2019.

FONSECA, Walter Luis Moraes Sampaio da. O ensino transversal das bases humanísticas no curso de medicina do UNIFOA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente). 91f. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2009. Disponível em: http://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/05.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

______; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta. Ética? Uma Responsabilidade Transdisciplinar. Revista Práxis, v.3, n.5 p. 53-57, 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/977/985. Acesso em: 12 ago. 2019.

GAETA, Cecilia; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Editora SENAC, 2013.

GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Bioética, v.13, n.1, 2005. Disponível em: http://www.revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/download/97/102. Acesso em: 25 jul. 2019.

GURGEL, Carmesina Ribeiro; LEITE, Raimundo Helio. Avaliar aprendizagem: uma questão de formação docente. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a09v1554.pdf. Acesso em: 11 maio. 2019.

HILL, Michelle; OVERTON, Tina; THOMPSON, Christopher; KITSON, Russell; COPPO, Paolo. Undergraduate recognition of curriculum-related skill development and the skills employers are seeking. Chemistry Education Research and Practice, v.20, p.68-84, 2019. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2019/rp/c8rp00105g. Acesso em: 18 maio 2019.

KNOWLES, Malcolm Shepherd. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge: Cambridge Adult education, 1980.

LE BOTERF, Guy. De la compétence - essai sur un attracteur étrange. In: Les éditions d'organisations. Paris: Quatrième Tirage, 1994.

LANES, Karoline Goulart; LANES, Dario Vinicius Ceccon; PESSANO, Edward Frederico Castro; FOLMER, Vanderlei. O ensino de ciências e os temas transversais: sugestões de eixos temáticos para práticas pedagógicas no contexto escolar. Contexto e educação, n.92, 2014, p.21-51. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/2371/3631. Acesso em: 07 dez. 2019

LOPES, Nataly Carvalho. Aspectos formativos da experiência com questões sociocientíficas no ensino de ciências sob uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências). 230 f. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90954. Acesso em: 07 dez. 2019

MACEDO, Sheyla Maria Fontenele.; CAETANO, Ana Paula Viana. A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.42, n.2, p.627-648, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n2/2175-6236-edreal-56078.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Segundos fatais: a usina nuclear de Fukushima. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hzLzELXXTI. Acesso em: 05 set. 2019.

NETO, João Candido Pereira de Castro; FERREIRA, Denise. O dilema do bonde à luz da psicologia econômica. Publica, v.1, n.3, 2017. Disponível em: http://publica.fesppr.br/index.php/publica/article/view/65. Acesso em: 16 dez. 2019.

NETO, Osmar Arruda da Ponte.; SILVA, Marcia Maria Santos da; SARAIVA, Maria José Galdino; DIAS, Maria Socorro de Araújo.; VASCONCELOS, Maristela Ines Osawa; CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza; PARENTE, José Reginaldo Feijão. Autoavaliação como estratégia educativa no contexto do programa de residência multiprofissional em saúde da família e saúde mental. Tempus, Brasília, v.10, n.4, 2016. Disponível em: http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/2363. Acesso em: 15 ago. 2019.

NODINE, Thad; JOHNSTONE, Sally. Competency-based education: leadership challenges. Change, v.47, n.4, p.61-66, 2015. Disponível em: https://naspa.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00091383.2015.1060101#.XOHLI8hKjIU. Acesso em: 14 maio 2019.

NUNES, Nara Jaci da Silva; CARVALHO, Lisa Antunes; AMESTOY, Simone Coelho; THOFEHRN, Maira Buss; HIPÓLYTO, Alvaro Moreira. Educação baseada em competências na enfermagem. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v.6, n.3, p.447-463, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/6055. Acesso em: 17 maio 2019.

OLIVEIRA, Rodrigo Monteiro; SANTANA, Tatiana Peres.; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. A aplicação dos princípios da Bioética no Ensino Superior. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v.13, n.30, 2021. p.619- 632. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1042. Acesso em: 21 ago. 2022.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 7 dez. 2019

PASSOS, Elizete. Ética e psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007.

PEREIRA, Kamilla da Palma.; ARAÚJO, Laís Zau Serpa de. Metodologias ativas no ensino da bioética: uma avaliação feita por estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acerco Saúde, v.15, n.3, 2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/download/9904/5958/. Acesso em: 26 ago.2022.

PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Dez_Novas_Compet%C3%AAncias_para_Ensinar.html?id=mBIqCAAAQBAJ&redir_esc=y Acesso em: 18 maio 2019.

PINTO, Antonio Savio da Silva Pinto; BUENO, Marcilene Rodrigues Pereira Bueno; SILVA, Maria Aparecida Félix do Amaral e; SELLMANN, Milena Zampieri.; KOEHLER, Sonia Maria Ferreira. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: uma experiência com "peer instruction". Janus, Lorena, v.9, n.15, 2018. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/Janus/article/view/289. Acesso em: 15 ago. 2019.

POSSOLLI, Gabriela Eyng.; MARCHIORATO, Alexa Lara; NASCIMENTO, Gabriel Lincoln do. Gamificação como recurso educacional na área da saúde: uma revisão integrativa. Educação e tecnologia, v.23, n.3, 2018. Disponível em: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/783. Acesso em: 26 ago. 2022.

SANTOS, Alessandra de Souza; FIGUEIREDO, Frederico de Carvalho. Educação continuada em escolas de governo: uso de andragogia no desenvolvimento de competências profissionais. Revista CESUMAR, v.23, n.1, p.27-46, 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6464/3212. Acesso em: 12 maio 2019.

SANTOS, Gabriela Silva dos; QUEIROZ, Ana Beatriz Azevedo; PEREIRA, Cosme Sueli de Faria; ROSAS, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa; SILVEIRA, Lia Marcia Cruz da; RODRIGUES, Sandra Regina Barros Telles. Práticas grupais no ensino do estado da arte com residentes multiprofissionais em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.40, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/93513/52951. Acesso em: 15 ago. 2019.

SATO, Milena Aparecida Vendramini.; TEZANI, Thais Cristina Rodrigues. As tecnologias digitais da informação e comunicação na escola: alunos produtores de vídeos. In: Simpósio Internacional de Educação à distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a distância. São Carlos (UFSCAR), 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1942/667. Acesso em: 15 dez. 2019

SCHMIT, Rodolfo Augusto. Andragogia como fundamento e instrumento de educação e orientação aos adultos. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v.5, n.1, Garibaldi, 2016. Disponível em: https://revista.fisul.edu.br/index.php/revista/article/view/68/50. Acesso em: 17 maio 2019.

SOUZA, Tiago Pereira de; RECH, Rafaela Soares; GOMES, Erissandra. Metodologias aplicadas no ensino de ética, bioética e deontologia da saúde durante a última década: uma revisão integrativa. Interface, Botucatu, v.26, n.1, 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2022.v26/e210621. Acesso em: 25 ago. 2022.

USANOS, Rafael Amo. Modelos de bioética. Acta Bioethica, v.25, n.1, Santiago, 2019. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/abioeth/v25n1/1726-569X-abioeth-25-1-00103.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.

VERONA, Matheus Fabricio; SILVA, João Paulo da. Ética/Bioética: uma análise a partir de atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0620-1.pdf. Acesso em: 07 dez. 2019

Downloads

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Borges, T. R., & Barreto, M. A. M. (2023). Educação Baseada em Competências e o Ensino da bioética num curso técnico de radiologia médica. Ensino, Saúde E Ambiente, 16, Publicado em 24/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a47660

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)