Avaliação da presença de indígenas no curso de medicina sob a ótica de indígenas discentes, não indígenas e docentes de uma universidade na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48522

Palavras-chave:

povos indígenas, estudantes de medicina, docentes de medicina, educação superior, cultura indígena

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a presença indígena no curso de medicina, sob a ótica dos indígenas discentes, dos não indígenas e dos docentes de um curso de medicina de uma Universidade Federal na Amazônia. Trata-se de um estudo quantitativo, prospectivo transversal, descritivo, realizado no estado do Pará, em Belém, na Universidade Federal do Pará. Foram utilizados 3 formulários acerca da presença dos indígenas discentes no curso de medicina, um para cada população analisada (indígenas discentes, discentes não indígenas e docentes), as variáveis categóricas foram descritas na forma de frequências relativa e absoluta e utilizou-se o Teste Exato de Fisher para comparação estatística, adotando nível de significância de p ≤ 0,05. Avaliou-se 162 questionários, sendo 18 de indígenas discentes, 128 de discentes não indígenas e 34 de docentes. O estudo revelou que as três populações apresentam opiniões ora divergentes, ora convergentes, evidenciando impactos negativos na formação dos indígenas discentes que, por vezes, não são percebidos pelos discentes não indígenas e pelos docentes, tornando a vivência e a permanência dos indígenas discentes no ensino superior mais desafiadora. Por fim, constata-se que, ainda, que existam métodos de ingresso dos indígenas no ensino superior, as instituições, os docentes e os discentes, em sua maioria, não estão totalmente preparados para acolher esses povos e sua diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Formento, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Médico formado pela Universidade Federal do Pará. É membro discente da Academia Brasileira de Neurologia (2014). Foi membro da Liga Acadêmica Paraense de Genética (LAPG), diretor científico da Liga Acadêmica de Hepatologia do Pará (LAHEP) e vice-presidente da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia do Estado do Pará (LANNEP). Atualmente, membro fundador e vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará (LASIPA). Foi bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES, no Laboratório de Neuropatologia Experimental (LaNEx), sob orientação da Profª. Dra. Elizabeth Sumi Yamada. Onde desenvolveu pesquisas no âmbito da neurociência, com experiências em Parkinson e análises comportamentais em modelo murino. Foi o primeiro monitor do Programa de Apoio Acadêmico a Estudantes Quilombolas e Indígenas (PET-QI), participando da orientação desses estudantes em temas básicos das ciências biológicas e em temas específicos do curso de medicina.

Tássio João Cerqueira Ferreira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduado em Bacharelado em Medicina

João Victor Moura Garcia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduando do curso de Bacharelado em Medicina na Universidade Federal do Pará - UFPA. Cursou 6 semestre de Bacharelado em Enfermagem na Universidade da Amazônia - UNAMA, onde realizou monitoria acadêmica da disciplina de Patologia Geral nos cursos de bacharelado em Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, além de desempenhar função de monitor acadêmico da disciplina de Semiologia no curso de bacharelado em Enfermagem da UNAMA. Atuou como estagiário voluntário no setor de Centro Cirúrgico e na Central de Material Esterilizado, ambos no Hospital Beneficente Portuguesa Belém-Pará, proporcionado pelo Projeto Vivências do curso de Enfermagem da UNAMA nos anos de 2017 e 2018, respectivamente.

Eliene Rodrigues Putira Sacuena, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Eliene dos Santos Rodrigues é Putira Sacuena Indígena da etnia Baré. Doutoranda em Antropologia na concentração Bioantropologia na linha de pesquisa em Genética Forense pelo Programa de Pós graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. Mestrado em Antropologia na concentração em Bioantropologia, na linha pesquisa Genética Forense pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA).Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Populações. Atualmente participa de grupos de pesquisa, realizando estudos Antropológicos, epidemiológicos e genéticos de populações humana da Amazônia: indígenas, afro-brasileiros (Quilombolas) e ribeirinhos pelos Laboratórios de Genética Humana e Médica (LGHM) e Laboratório de Bioantropologia (LEBIOS) da Universidade Federal do Pará. Vice Presidente da Liga Acadêmica de Saúde Indígena no Estado do Pará. Conselheira Nacional de Saúde no Comissão Intersetorial Saúde da Mulher-CISMU pela Coordenação Indígena Amazônia Brasileira/COIAB, Coordenadora Norte pela Associação Rede Unida, Titular na Comissão Intersetorial de Saúde Indígena - CISI/Rede Unida/CNS. Co-fundadora da Articulação Brasileira de Indígenas Antropologes-ABIA.

Greice de Lemos Cardoso Costa, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2005 e 2009). Atualmente é Professora Associado da referida universidade (UFPA), atuando nas Faculdades de Biologia e Medicina dos Institutos de Ciências Biológica e Saúde dessa instituição. É membro dos Programas de Pós Graduação em Virologia (IEC) e Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários e Análises Clínicas Profissional, onde desenvolve suas atividades de pesquisa (HTLV 1 e 2, diagnóstico de COVID-19 e fatores genéticos associados, estudos in silico de genes relacionados a resposta a infecção pelo HCV) e construção de produtos como aplicativos digitais, cartilhas, manuais e protocolos, por meio de Tecnologias Educacionais, Assistenciais ou Gerenciais para utilização por profissionais de saúde, docentes ou população de interesse. Está vinculada ao Laboratório de Genética Humana e Médica, onde também desenvolve estudos genéticos em hemoglobinopatias.

João Farias Guerreiro, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-doutorado no Instituto de Medicina Molecular, Hospital John Radcliffe, Universidade de Oxford, Inglaterra (1998), e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em Genética de Populações Humanas da Amazônia (indígenas, afro-descendentes e ribeirinhos), e em estudos de epidemiologia genética abordando hemoglobinopatias hereditárias, doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes mellitus do tipo 2 e hipertensão arterial) e doenças transmissíveis (malária, Covid-19).

Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1993), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2008). É Professora Associado IV da Universidade Federal do Pará, onde leciona Antropologia Biológica e Antropologia Médica aos cursos de Biologia, Biomedicina e Medicina. Coordena projeto de monitoria em Habilidades Médicas e um programa de extensão em parceria com a International Federation of Medical Students' Association (IFMSA Brazil) e é Conselheira Emérita da IFMSA. É membro do Programa de Educação Tutorial a Indígenas e Quilombolas. Desenvolve projetos usando agentes infecciosos como marcadores bioantropológicos das populações humanas da Amazônia, com ênfase no estudo dos Poliomavírus BKV e JCV. 

Referências

ARANTES, Esther Maria de Magalhães. Escutar. In: FONSECA, Tania Maria. et al. (orgs). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, p. 93-96, 2012.

ATHAYDE, Fernando Luis Oliveira. Ações afirmativas, cotas e a inserção de acadêmicos indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 2010.193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2010. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/1069642/a%C3%A7%C3%B5es-afirmativas--cotas-e-a-inser%C3%A7%C3%A3o-de-acad%C3%AAmicos-ind%C3%ADg. Acesso em: 25 fev.2021

BENITES, Eliel. Relato sobre saberes - práticas indígenas e a universidade. In: NASCIMENTO, Adir Casaro.; FERREIRA, Eva; COLMAN, Rosa Sebastiana; KRAS, Suzi Maggi. (Org.). Povos indígenas e sustentabilidade: saberes e práticas interculturais nas universidades. Campo Grande: UCDB, p. 29, 2009. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/361.pdf Acesso em: 25 fev.2021

ERGAMASCHI, Maria Aparecida; DOEBBER, Michele Barcelos; BRITO, Patricia Oliveira. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Rev. bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p.37-53, jan-abr. 2018. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3337

BERNARDO, ALBERLÂNDIA LIMA. Indígena no ensino superior: caminhos percorridos para acesso à universidade. Revista Culturas & Fronteiras. Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA /UNIR. Volume 1. Edição Especial – Set 2019. https://doi.org/10.48212/c&f.v1i001.4510

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/ de 12 de dezembro de 2012: Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Diário Oficial da União. Brasília, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 25 fev.2021

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 25 fev.2021

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 1, 30 ago. 2012a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 25 fev.2021

CANDAU, Vera. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educ. rev., Belo Horizonte, vol.32, n.1, p.15-34, 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4698140011

CRUZ, Felipe Sotto Maior. Indígenas Antropólogos e o Espetáculo da Alteridade. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, v. 11, n.2, 2017. https://doi.org/10.21057/repamv%vn%i.%Y.2610

DAVID, Moisés; MELO, Maria Lúcia; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Desafios do currículo multicultural na educação superior para indígenas. Edu. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111–125, 2013. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100008

ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. A presença indígena no ensino superior: a experiência da universidade do estado do Amazonas. XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, jul, 2016. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434417394_ARQUIVO_ApresencaindigenanoES-ArtigoCompleto.pdf Acesso em: 25 fev.2021

ESTÁCIO, Marcos André Ferreira; ALMEIDA, Diana Andeza Rebouças. Indigenous in the universidade do estado do Amazonas. Journal of Research in Special Educational Needs Volume 16 _ Number s1 p. 653–657, 2016. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12197

FERNANDES, Manoel José Pina. Educação superior indígena no Brasil: releituras e perspectivas. Revista Lusófona de Educação, 31, 2015. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5382 Acesso em: 25 fev.2021

FERNANDES, Rosa Maria Castilhos; AMES, Valesca ; DOMINGOS, Angélica. Encontros e desencontros das ações afirmativas no ensino superior: as resistências dos estudantes indígenas. O Social em Questão - Ano XX - nº 37- jan-abr, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175235/001064438.pdf?sequence=1 Acesso em: 25 fev.2021

FERREIRA, Luciane. A emergência da medicina tradicional indígena no campo das políticas públicas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 203–219, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-59702013000100011

FREITAS, Ana Elisa de Castro. Apresentação. In: FREITAS, Ana Elisa de Castro (org.). Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil: povos indígenas e os novos contornos do programa de educação tutorial/ conexões de saberes. E-papers, Rio de Janeiro, 1. ed., 2015. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2015/08/LIICUPBR001.pdf Acesso em: 25 fev.2021

GONÇALVES, Lays. Povos Indígenas no contexto do ensino superior: os desafios do acesso e da permanência na UFPR. CAMPOS V.17 N.2 jun-dez.2016. https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/54275 Acesso em: 25 fev.2021

JODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença: o programa de ações afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741 Acesso em: 25 fev.2021

NASCIMENTO, Adir Casaro. Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível. Revista Série-Estudos, Campo Grande, n. 37, p. 33-46, 2014. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.754

NASCIMENTO, Adir Casaro; VIEIRA, Carlos Magno Naglis; LANDA, Beatriz dos Santos. Experiências interculturais na universidade: a presença dos indígenas e as contribuições à lei n° 11.645/08. Cad. Cedes, Campinas, v. 39 n. 109, p. 397-416, set.-dez., 2019. https://doi.org/10.1590/CC0101-32622019216671

NASCIMENTO, Rita Gomes. Democratização, autonomia, protagonismo, governança: três iniciativas na educação superior de indígenas no Brasil. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 254-279, jul-dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/65051/39874 Acesso em: 25 fev.2021

OLIVEIRA, Lúcia Alberta Andrade de. A formação de professores indígenas nas universidades no âmbito do PROLIND/MEC (2005-2010). In: OLIVEIRA, Lúcia Alberta Andrade de (org). Cadernos do GEA: a questão indígena na educação superior. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LPP. n. 10, jul-dez 2016. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/12/Caderno-GEA-10-digital.pdf Acesso em: 25 fev.2021

PAULINO, Marcos. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/marcos_paulino.pdf Acesso em: 25 fev.2021

RUSSO, Kelly; PALADINO, Mariana. The law n. 11.645 and the teacher's vision of Rio de Janeiro on indigenous subject at school. Rev. Bras. Educ. vol.21 no.67 Rio de Janeiro, out-dez, 2016. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216746

SANTOS, JocélioTeles. dos. Introdução. In: SANTOS, JocélioTeles. dos (org). O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). 1 ed. Salvador: CEAO, v. 1, p. 263, 2013. Disponível em: http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/ceao_livro_2013_JTSantos.pdf Acesso em: 25 fev.2021

SILVA, Bruno de Lima. Direito fundamental dos povos nativos brasileiros: educação, inclusão social e interdisciplinaridade. Anais do XV Seminário Internacional de Educação: Educação e interdisciplinaridade percursos teóricos e metodológicos, 2016. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/bd9cfc47-0497-498f-af2a-422138124eae/Direito%20fundamental%20dos%20povos%20nativos%20brasileiros%20educa%C3%A7%C3%A3o,%20inclus%C3%A3o%20social%20e%20interdisciplinaridade.pdf Acesso em: 25 fev.2021

SILVA, José Bonifácio Alves da.; BACKES, José Licinio. The presence of the black and indigenous difference in higher education and the process of brazilian university. Rev. Inter. Educ. Sup, Campinas, SP, v.1, n.2, p.120-135, out-dez. 2015. https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7428

SILVA, Rafael; FERNANDES, Rosa Maria Castillos; CARVALHO, Rejane Nunes. The representation of the indigenous in the discourse of Psychology students: possible impacts on the listening of the indigenous psychic suffering. Tellus, Campo Grande, MS, ano 19, n. 40, p. 53-72, set-dez. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/615-2584-1-PB-1.pdf Acesso em: 25 fev.2021

SOUZA, João vinicius Pereira de. Identidade negra e (des)igualdade racial nos discursos sobre a política de cotas na UFPE. Caruaru: Universidade Federal de Pernanbuco, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21135 Acesso em: 25 fev.2021

TASSINARI, Alaberto. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In LOPES DA SILVA, Aracy e Ferreira, Mariana Kawall Lopes. (Orgs.), Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global (2ª ed., pp. 44-70), 2001. Disponível em: https://10.1590/S0104-71832002000200015 Acesso em: 25 fev.2021

VASCONCELOS, Diva Helena Frazão. O ensino superior e a educação inclusiva: questão indígena. Boletim do Tempo Presente, nº 11, p. 1 – 12, de 01 de 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempopresente/article/view/4586 Acesso em: 25 fev.2021

VIANA, Iclicia. et al. Coloniality, invizibilization and potentialities: Experiences of indigenous people in higher education. Associação Brasileira de Psicologia Política: Psicologia Política. vol. 19. nº 46. pp. 602-614. set-dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519-549X2019000300016&script=sci_abstract&tlng=en Acesso em: 25 fev.2021

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Formento, D. S. ., Ferreira, T. J. C., Garcia, J. V. M. ., Sacuena, E. R. P. ., Costa, G. de L. C., Guerreiro, J. F. ., & Vallinoto, I. M. V. C. . (2023). Avaliação da presença de indígenas no curso de medicina sob a ótica de indígenas discentes, não indígenas e docentes de uma universidade na Amazônia. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 676-696. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48522

Edição

Seção

Artigos