A Educação Ambiental na Educação Infantil: metodologias utilizadas e sua importância na formação de agentes multiplicadores
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a65956Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Infantil, ações pedagógicasResumo
A Educação Ambiental (EA) é necessária em todos os níveis da educação escolar, pois o conhecimento a respeito do meio ambiente contribui para a sua preservação, bem como a utilização sustentável dos seus recursos. Dentro dessa perspectiva este trabalho objetiva fazer um diagnóstico, através de pesquisa bibliográfica e documental, das ações pedagógicas de EA que podem ser desenvolvidas com escolares da Educação Infantil. Além disso, apresentar o histórico da EA, sua chegada no ambiente escolar e Educação Infantil e inferir como, apropriados desse aprendizado, os estudantes podem se transformar em agentes conscientes e multiplicadores de EA. É crescente o número de obras que apresentam diversas metodologias e ações pedagógicas voltadas para aplicação da EA nas escolas, neste artigo trazemos algumas sugestões de metodologias de diversos autores, que apontam a fundamental importância de estimular os alunos a serem agentes multiplicadores, fazendo com que percebam que a divulgação dos conceitos aprendidos é importante para melhorar a qualidade de vida de todos. O contexto escolar deve contribuir para que o aluno compreenda a realidade em que vive, e passe a trabalhar sobre elas na perspectiva de meios de produção e consumo mais ecológicos e de uma sociedade mais justa. Trabalhar com EA é bastante desafiador, mas ao mesmo tempo prazeroso e para ser efetiva, medidas devem ser tomadas como, por exemplo, debater sobre processos de consciência ambiental na sociedade como um todo, sendo assim a escola torna-se o lugar mais propício para trabalhar a EA.
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