Análise da obra in hand – contribuições para a abordagem da doença de chagas e a educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772

Palavras-chave:

doenças negligenciadas, arte japonesa, prática educativa, animangá, recurso educacional

Resumo

A ausência e insuficiência de recursos educacionais que possam ser empregados para a abordagem da doença de Chagas caracterizam uma das dimensões da negligência que este agravo enfrenta. Em contrapartida, obras japonesas como animês e mangás estão cada vez mais presente na cultura ocidental e reúnem um conjunto de representações sociais sobre temas socialmente agudos. Frente a essa questão, realizamos a análise da obra In Hand, uma live action japonesa, cujo episódio é baseado no tema da doença de Chagas. O estudo apoiou-se em referenciais dos campos análise fílmica, análise e estatuto da imagem, processo saúde-doença, estigma, sociologia do corpo, representações sociais e ensino de Ciências. Emergiram questões referentes ao estereótipo do paciente, transmissão da doença e visão sobre a ciência e o cientista. Ressaltamos a potencialidade deste recurso para práticas educacionais embora o material não tenha sido concebido para este fim. Contudo, é necessário que o mediador da prática educativa tenha um olhar apurado para trabalhar distorções e incorreções científicas que podem surgir, bem como contextualizar a obra ao público engajado na prática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sheila Soares de Assis, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Atua como pós doutoranda no programa de pós graduação que foi titulada e como docente no curso Pós Graduação Lato sensu de Ciência, arte e cultura na saúde (IOC/Fiocruz). Colaboração no artigo: Seleção, análise do material e redação do texto.

Fernanda Sant'Ana Pereira-Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialização (Lato Sensu) em Análises Clínicas, Mestre em Ciências (2019) IOC/FIOCRUZ-RJ. Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Linhas de atuação: Ensino, Educação em saúde, Parasitologia e Promoção da Saúde. Faz parte da equipe do curso de extensão Falamos de Chagas com Ciência & Arte, Membro do grupo de pesquisa em Doença de Chagas e Inovação.

Telma Temoteo dos Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Salinas, MG

Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia (licenciatura), mestre e doutora em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Atua como docente no nível técnico e nas graduações (bacharelados e licenciatura) no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG, campus Salinas) e como docente na Pós Graduação Lato sensu de Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Colaboração no artigo: Seleção, análise do material e redação do texto.

Ana Isabelle Santana Baptista, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduada em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, atua na linha de pesquisa de Ciência e Arte, com ênfase em Ensino Formal de Ciências e Biologia, Formação Continuada, Saúde e Ambiente.

Luciana Lopes de Almeida Ribeiro Garzoni, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Biologia Celular e Molecular, Graduada em Ciências Biológicas. É Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz. Docente dos Programas de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde e Biologia Celular e Molecular. Atualmente é vice diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Colaboração no artigo: Revisão do texto.

Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora e mestre em Ciências. Graduada em Museologia. É Tecnologista Sênior em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como Coordenadora o Grupo de Estudos em Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura do Instituto Oswaldo Cruz. Colaboração no artigo: Capitação, seleção, análise do material, discussão dos resultados e revisão do texto.

Tania Araújo-Jorge, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Medicina, é mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora Titular no Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e docente no curso Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Atualmente é diretora do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. Colaboração no artigo: discussão, análise e revisão do texto.

Referências

AKATO, Ao. In Hand. 1 vol. Tókio: Kodansha, 2016.

AKATO, Ao. (temporada 1. Episódio 1). In Hand (série). Direção: Shunichi Hirano. Produtora: TBS, 2018. (59 min.).

AMATO NETO, Vicente.; YASUDA, Maria Aparecida Shikanai.; AMATO, Valdir Sabbaga. Doença de Chagas aguda. In: Dias, J. C. P., COURA, J. R., org. Clínica e terapêutica da doença de Chagas: uma abordagem prática para o clínico geral Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1997. P 127 – 133.

AUMONT, Jacques. A imagem. 15 ed. São Paulo: Editora Papirus, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde; 1° ed., Brasília; 773 p., 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_1ed_atual.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Educação é a Base. 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-264-de-17-de-fevereiro-de-2020-244043656. Acesso em: 16 fev. 2021.

COURA, José Rodrigues. Tripanosomose, doença de Chagas. Ciência e Cultura, v. 55, n. 1, p. 30-33, 2003. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000100022 Acesso em: 12 maio 2018.

CUNHA, Marcia Borin.; GIORDAN, Marcelo. A Imagem da Ciência no Cinema. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 9-17, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf Acesso em: 16 fev. 2021.

DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 4 ed, 2011.

DIAS, João Carlos Pinto. et al. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 25, 2016. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000500002

GAZZINELLI, Maria Flávia; REIS, Dener Carlos, MARQUES, Rita de Cássia. Introdução. In: GAZZINELLI, Maria Flávia; REIS, Dener Carlos, MARQUES, Rita de Cássia. (Org.). Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p.11 – 17. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ses-21533 Acesso em: 16 fev. 2021.

GIL-PÉREZ, Daniel. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 16 fev. 2021.

GOFFMAN, Erving. Estigma e identidade social. In: Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 4 ed, p.11-50, 2003.

GONTIJO, Eliane Dias. et al. Qualidade de vida dos portadores de doença de Chagas. Revista Medica de Minas Gerais, v. 19, n. 4, 2009. Disponível em: https://rmmg.org/exportar-pdf/400/v19n4a02.pdf Acesso em: 16 fev. 2021.

HASHIMOTO, Ken. La lucha contra la enfermedad de Chagas en Centroamérica: una perspectiva japonesa. Tegucigalpa: Agencia de Cooperación Internacional del Japón. JICA, 2015.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. IN: Jodelet, Denise (Org). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, p. 17-44, 2001.

JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. 12 ed. Campinas: Papirus, 1996.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LUYTEN, Sonia. Bibe. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2011.

MALYSSE, Stéphane. Um ensaio de antropologia visual do corpo ou como pensar em imagens o corpo visto? In: Lyra, Bernadete; Garcia, Wilton (Org.) Corpo e imagem. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.

MARANDINO, Marta; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MEDRANO-MERCADO, Norah. et al. Urban transmission of Chagas disease in Cochabamba, Bolivia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 103, n. 5, p. 423-430, 2008. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6666 Acesso em: 16 fev. 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.

MEDICOS SEM FRONTEIRAS (MSF), Médicos Sem Fronteira. Chagas doença invisível população negligenciada. Folha de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.msf.org.br/opiniao/chagas-doenca-invisivel-populacao-negligenciada. Acesso em: 13 out. 2020.

OLIVEIRA, Ricardo Brandt. et al. Chagas Disease: An Unknown and Neglected Disease. In: Delgado, M. J. P.; Gascón, J. Chagas Disease: a neglected tropical disease. Basel: Springer Nature, 2020.

PEREIRA - SILVA, Fernanda Santana. Vivendo com Chagas: registro de histórias de vida e atividades de educação não formal com portadores de Doença de Chagas. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde), Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42639?locale=pt_BR. Acesso em: 13 de agost. 2022.

PIASSI, Luís Paulo; PIETROCOLA, Maurício. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dLJHkBSMQHQ4YYhZQmPNT5s/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 de agost. 2022

REIS, Dener Carlos. Educação em saúde: Aspectos históricos e conceituais. In: Gazzinelli, Maria Flávia; Reis, Dener Carlos; Marques, Rita de Cássia. (Orgs). Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: UFMG, p. 19-24, 2006

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

SÁ, Celso Pereira. Núcleo central das representações sociais. 2nd ed. revisitada. Petrópolis: Editora Vozes; 2002.

SANMARTINO, Mariana. et al. Do not be afraid of us: Chagas disease as explained by people affected by it. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 19, n. 55, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1170

SÁ, Michele Eduarda Brasil. Teatro Kabuki – das origens à contemporaneidade. Estudos Japoneses, São Paulo, n. 38, 2017. https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148814

SCHALL, Virgínia Torres. Saúde & cidadania. In: Pavão AC, organizador. Ciências: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Capítulo 12, p. 179-196., 2010.

SCHALL, Virgínia Torres.; STRUCHINER, Miriam. Educação em saúde: novas perspectivas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, sup. 2, p. S4-S6, 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600001

SANTOS, Danielle Silva. et al. Unraveling Chagas disease transmission through the oral route: Gateways to Trypanosoma cruzi infection and target tissues. Plos Neglected Tropical Diseases, v.11, n. 4, 2017. https://doi.org/10.1371%2Fjournal.pntd.0005507

SILVA, Luiz Jacintho. Guerra biológica, bioterrorismo e saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, n. 17, v. 6, 2001. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2001000600023

SOSA-ESTANI, Sérgio.; SEGURA, Elsa Leonor. Integrated control of Chagas disease for its elimination as public health problem - A Review. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 110, n. 3, 2015. https://doi.org/10.1590/0074-02760140408

VALLA, Victor Vicent. Educação, saúde e cidadania: investigação científica e assessoria popular. Cadernos de Saúde Pública, v.8, n.1, 1992. Disponível em: https://www.victorvincentvalla.com.br/publicacoes/artigo-valla-educacao-saude-e-cidadania-investigacao-cientifica-e-assessoria-popular/ Acesso em: 13 de agost. 2022

VALE, José Misael Ferreira. Educação científica e sociedade. In: NARDI, Roberto (org.). Questões atuais no ensino de Ciências. (cap. 1, p.p 1-8). São Paulo: Escrituras Editora, 1998. (Educação para a Ciência, v. 02).

VANOYE, Fancis.; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.

World Health Organization (WHO). Chagas disease (also known as American trypanosomiasis). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/chagas-disease-(american-trypanosomiasis)#:~:text=To%20kill%20the%20parasite%2C%20Chagas,the%20cases%20of%20congenital%20transmission. Acesso em: 13 out. 2020.

##submission.downloads##

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Assis, S. S. de, Pereira-Silva, F. S., Santos, T. T. dos, Baptista, A. I. S. ., Garzoni, L. L. de A. R., Sawada, A. C. M. B., & Araújo-Jorge, T. . (2023). Análise da obra in hand – contribuições para a abordagem da doença de chagas e a educação em saúde . Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 405-422. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772

Edição

Secção

Artigos