Compreensão de professores acerca dos motivos da agressão de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38851

Palavras-chave:

agressão, motivos, professor, estudante

Resumo

No presente artigo, analisam-se questões relacionadas aos motivos de manifestações de comportamentos agressivos dos estudantes dirigidos a professores, na Rússia. Tendo como ponto de partida notícias de fontes informativas sobre fatos reais de agressões no espaço escolar, o autor realizou uma investigação a respeito de como os professores compreendem os motivos que acreditam ser os mais significativos e que levam ao comportamento agressivo do aluno em relação ao professor. O artigo apresenta resultados de respostas a questionários aplicados a professores sobre os motivos que podem gerar comportamentos agressivos, destacando, especialmente, os mais significativos numa escala de 1 a 7. Os resultados permitiram caracterizar a dinâmica etária da alteração do significado das diversas razões para o comportamento agressivo de alunos dirigido ao professor para escolares dos anos iniciais, para escolares no limiar entre o primeiro e o segundo segmentos do ensino fundamental, para os que se encontram na etapa de transição para a adolescência, os da etapa final do segundo segmento do ensino fundamental (9º ano) e os da etapa final da escola (11º ano).

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Biografia do Autor

Vladimir Sobkin, Universidade de Moscou, Moscou

Formou-se na Universidade Lomonosov de Moscou em 1972, é Doutor em Psicologia e Professor do Centro de Formação em Sociologia, da Instituição Federal Estatal científica de educação da Federação Russa. É autor de mais de 14 trabalhos acedemos e mais de 350 publicações com temas do campo da sociologia da educação, da psicologia infantil e etária, da psicologia de comunicação e psicologia da arte. É autor de uma série de trabalhos acadêmicos editados e publicados fora da Rússia (EUA, França, Austrália, Polônia, entre outros).

Anna Fomitchenko, Universidade Estatal de Orenburg, Orenburg

Em 2004, graduou-se pela Universidade Estatal de Orenburg (Rússia). Em 2014, defendeu a tese de doutorado na linha de pesquisa Psicologia pedagógica, tendo como tema A percepção e a compreensão pelos professores do comportamento agressivo dos alunos. Em 2016, recebeu o Prémio do Governador da Região de Orenburg por suas contribuições para a ciência. É autora de 33 publicações. Desenvolve pesquisas no campo da psicologia das idades e da psicologia pedagógica.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SOBKIN, V.; FOMITCHENKO, A. Compreensão de professores acerca dos motivos da agressão de estudantes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. esp, p. 190-198, 30 jun. 2020.

Edição

Seção

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia