Compreensão de professores acerca dos motivos da agressão de estudantes

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38851

Mots-clés:

agressão, motivos, professor, estudante

Résumé

No presente artigo, analisam-se questões relacionadas aos motivos de manifestações de comportamentos agressivos dos estudantes dirigidos a professores, na Rússia. Tendo como ponto de partida notícias de fontes informativas sobre fatos reais de agressões no espaço escolar, o autor realizou uma investigação a respeito de como os professores compreendem os motivos que acreditam ser os mais significativos e que levam ao comportamento agressivo do aluno em relação ao professor. O artigo apresenta resultados de respostas a questionários aplicados a professores sobre os motivos que podem gerar comportamentos agressivos, destacando, especialmente, os mais significativos numa escala de 1 a 7. Os resultados permitiram caracterizar a dinâmica etária da alteração do significado das diversas razões para o comportamento agressivo de alunos dirigido ao professor para escolares dos anos iniciais, para escolares no limiar entre o primeiro e o segundo segmentos do ensino fundamental, para os que se encontram na etapa de transição para a adolescência, os da etapa final do segundo segmento do ensino fundamental (9º ano) e os da etapa final da escola (11º ano).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Vladimir Sobkin, Universidade de Moscou, Moscou

Formou-se na Universidade Lomonosov de Moscou em 1972, é Doutor em Psicologia e Professor do Centro de Formação em Sociologia, da Instituição Federal Estatal científica de educação da Federação Russa. É autor de mais de 14 trabalhos acedemos e mais de 350 publicações com temas do campo da sociologia da educação, da psicologia infantil e etária, da psicologia de comunicação e psicologia da arte. É autor de uma série de trabalhos acadêmicos editados e publicados fora da Rússia (EUA, França, Austrália, Polônia, entre outros).

Anna Fomitchenko, Universidade Estatal de Orenburg, Orenburg

Em 2004, graduou-se pela Universidade Estatal de Orenburg (Rússia). Em 2014, defendeu a tese de doutorado na linha de pesquisa Psicologia pedagógica, tendo como tema A percepção e a compreensão pelos professores do comportamento agressivo dos alunos. Em 2016, recebeu o Prémio do Governador da Região de Orenburg por suas contribuições para a ciência. É autora de 33 publicações. Desenvolve pesquisas no campo da psicologia das idades e da psicologia pedagógica.

Références

BANDURA, Albert; UOLTERS, Richard. Podrostkovais agressia: izutchenie vilania vospitania i semeinirh otnocheni. [Agressão na adolescência: estudo sobre a influência da educação e das relações familiares]. Moskva: Aprel Press, EKSMO-Press, 2000.

BERON, Robert; RITCHARDSON, Debora. Agressia. [Agressão]. Sankt-Petersburg: Piter, 2001.

BIUTNER, Cristian. Jit s agressivnimi detmi. [Viver com crianças agressivas]. Moskva: Pedagoguika, 1991.

BOJOVITCH, Lidia Ilinitchna. Litchnost i ieio formirovanie v detskom vozraste. [Personalidade e sua formação na infância]. Moskva: Prosveschenie, 1968.

BRESLAV, Grigori Emanuilovitch. Psirrologuitcheskaia korrektsia detskoi e podrostkovoi agressivnosti: utchebnoie possobie dlia spetsialistov i diletantov. [Correção psicológica da agressividade infantil e na adolescência: livro didático para especialistas e diletantes]. Sankt-Petersburg: Retch, 2007.

DRAGUNOVA, Tatiana Vladimirovna. Problema konflikta v podrostkovom vozraste. [O problema do conflito na adolescência]. Voprosi psirrologuii, n. 2, p. 25-39, 1972.

ELKONIN, Daniil Borissovitch. Detskaia psirrologuia. [Psicologia infantil]. Moskva: Utchpedgiz, 1960.

ENIKOLOPOV, Serguei Nikolaievitch. Nekotorie problemi psirrologuii agressivnogo povedenia detei i podrostkov. [Alguns problemas da psicologia do comportamento agressivo de crianças e adolescentes]. Sotsialnaia i klinitcheskaia psirriatria, n. 2, p. 40-45, 2002.

ERIKSON, Eric. Identitchnost: iunost i krizis. [Identificação e crise]. Moskva: Flinta, MPSI e Progress, 2006.

ЭСКАЛАЦИЯ насилия в школах: за 2 года количество нападений на учителей выросло в полтора раза. [Escalada da violência nas escolas: em dois anos, a quantidade de ataques a professores cresceu muito]. 18 maio 2007. Disponível em: http://www.newsru.com/russia/18may2007/school.html. Acesso em: 19 dez. 2018.

GRATCHIOVA, Alla Mirrailovna et al. Psirosemantitcheski analiz ponimania motivatsionnoi strikturi povedenia kinopersonaja. [Análise psicosemântica da compreensão da estrutura do comportamento de personagem de filme]. Voprosi psirrologuii, n. 5, p. 123-131, 1988.

GUTKINA, Nina Iossivna. Psirrologuitcheskie problemi obschenia utchitelia s podrostkami. [Problemas psicológicos da relação de convivência do professor com adolescentes]. Voprosi psirrologuii, n. 2, p. 99-106, 1984.

KOLOSSOVA, Svetlana. Agressia i agressivnost. [Agressão e agressividade]. Chkolni psirrolog, n. 25-26, p. 4-7; n. 27, p. 16-20; n. 28, p. 1-2, 2000.

KREIRHI, Barbara. Sotsialnaia psirrologuia agressii. [Psicologia social da agressão]. Sankt-Petersburg: Piter, 2003.

MAKARENKO, Anton Semionovitch. Pedagoguitcheskaia poema. [Poema pedagógico]. Moskva: Pedagoguika, 1981.

REAN, Artur Aleksandrovitch A. Psirrologuia litchnosti: Sotsiologuia, povedenie, obschenie. [Psicologia da personalidade: Sociologia, comportamento, relação de convivência]. Moskva: Ast, 2007.

SOBKIN, Vladimir. Problemi tolerantnosti v podrostkovoi subkulture: trudi po sotsiologuii obrazovania. [Problemas de tolerância na subcultura adolescente: estudos de sociologia da educação]. Moskva: Tsentr sotsiologuii obrazovania, RAO, 2003. T. VIII, Vip. XIII.

SOBKIN, Vladimir et al. Podrostok: normi, riski, deviatsii. [Adolescente: normas, riscos e desvios]. In: ______. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Tsentr sotsiologuii obrazovania RAO, 2005. T. X, Vip. XVII.

SOBKIN, Vladimir; FOMITCHENKO, Anna. O situatsiarh agressivnogo povedenia mejdu utchenikami (po materialam kontet-analiza utchitelskirh sotchineni). [Sobre situações de comportamento agressivo entre alunos (com base em materiais da análise das redações de professores]. In: ______. Sotsiologuia obrazovania. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Institut sotsiologuii obrazovania RAO, 2011. T. XV, Vip. XXVI, p. 177-204.

SOBKIN, Vladimir; MARKINA, Olga. Motivatsionnaia struktura povedenia personaja (po materialam vospriatia filma Rolana Bikova “Tchutchelo”. [Estrutura motivacional do comportamento do personagem (com base em materiais de percepção do filme de Rolan Bikov “Espantalho”]. Eksperimentalnaia psirrologuia, n. 1, p. 61-83, 2009.

SOBKIN, Vladimir; MARKINA, Olga. Film “Tchutchelo” glazami sovremenirh chkolnikov. [O filme “Espantalho” pelos olhos de escolares da contemporaneidade]. In: ______. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Institut sotsiologuii obrazovania RAO, 2010. T. XIV, Vip. XVV.

SOBKIN, Vladimir; PISSARSKI, Piotr Savvitch; KOLOMIETS, Iuri. Utchitelstvo kak sotsialno-professionalnaia grupa. [A docência com um grupo sócio-profissional]. Moskva: Rossiskaia academia obrazovania, TsSO RAO, 1996.

SURHOMLINSKI, Vassili Aleksandrovitch. Metodika vospitania kollektiva. [Metodologia de educação do coletivo]. Moskva: Prosveschenie, 1981.

##submission.downloads##

Publiée

2020-06-30

Numéro

Rubrique

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia