Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/39792

Palavras-chave:

habilidades sociais, estresse, adolescentes, gênero, tipo de escola

Resumo

Várias mudanças ocorrem no período da adolescência. O adolescente tem que desenvolver habilidades sociais, que são comportamentos que compõem o repertório do indivíduo para responder às demandas sociais adequadamente. Ele também enfrenta situações que podem desencadear estresse, que é a reação do organismo para reestabelecer seu equilíbrio após passar por situação estressora. O objetivo deste estudo foi verificar a relação de habilidades sociais e estresse com as variáveis: sexo, idade, tipo de escola e série. Foram utilizados os testes psicológicos ESA (Escala de Stress para Adolescentes) e IHSA-Del-Prette (Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes). Conforme os resultados encontrados no presente estudo, pode-se concluir que há correlação entre estresse e as variáveis sexo, idade e tipo de escola frequentada, assim como também entre a emissão de habilidades sociais e o tipo de escola frequentada. A hipótese de que as alunas teriam mais habilidades sociais que os alunos não foi confirmada, assim como também não se confirmou que os homens têm mais dificuldades na emissão das respostas do que as mulheres.

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Biografia do Autor

Sheila Francisca Machado, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Graduação em Psicologia no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Realizou pesquisas na área de avaliação psicológica, colaborou em pesquisa sobre comportamento organizacional e realizou sua monografia na área da saúde do trabalho fazendo uma pesquisa de campo utilizando os conceitos da ergonomia da atividade. No Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) concluiu curso de Especialização em Análise comportamental Clínica. Concluiu também Especialização em Avaliação Psicológica no Instituto de Pós-Graduação de Goiás (IPOG).

Sérgio Henrique de Souza Alves, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor titular do Instituto de Educação Superior de Brasília e professor titular do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: labirinto em cruz elevado, ansiedade, anxiety, hippocampus e serotonina. Atua na área clínica como analista do comportamento.

Patrícia Fagundes Caetano, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Atua desde 2003 como consultora na área de Gestão de Pessoas, principalmente em Avaliação Psicológica para Concursos Públicos, Análise Profissiográfica (estudo cientifico do cargo) e Perfil Psicológico. Possui experiência profissional, desde 2008, na área de Mapeamento de Competências, Perfil de Competências e Seleção por competência para instituições públicas como Ministério da Justiça via Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ? PNUD, Secretaria de Defesa Social do Estado Minas Gerais, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Tocantins, Polícia Civil do Distrito Federal, Secretaria do Orçamento do Ministério do Planejamento SOF/MP, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Elaborou e validou um instrumento para avaliação de competências, intitulado: Inventário de Competências Pessoais para o Trabalho (ICPT). Em 2012, publicou como coautora na revista Psicologia: Ciência e Profissão o artigo: Análise Profissiográfica e Mapeamento de Competências nas Instituições de Segurança Pública. Trabalha também como professora de disciplinas como gestão de pessoas, análise profissiogáfica, gestão e mapeamento de competências, avaliação psicológica e testes psicológicos.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

MACHADO, S. F.; ALVES, S. H. DE S.; CAETANO, P. F. Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. esp, p. 210-217, 30 jun. 2020.

Edição

Seção

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia