O olhar estereoscópico para a ontogênese: desafiando o professor
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40987Palavras-chave:
zona de desenvolvimento iminente, neoformação psicológica, função volitivaResumo
O presente artigo tem como objetivo examinar como é possível ao professor – ou ao adulto-educador – estruturar um sistema de meios culturais conjugado com a idade psicológica da criança que possa operar sobre a zona de desenvolvimento iminente da criança. Para tanto, analisa-se o potencial metodológico da abordagem histórico-cultural de Vigotski para o diagnóstico e a promoção do desenvolvimento psíquico de crianças no início da vida escolar. Argumenta-se que, para o diagnóstico do desenvolvimento e a definição de estratégia do trabalho corretivo, é importante manter um olhar estereoscópico em que os eixos das coordenadas da visão ampla da criança sejam: o conteúdo da relação de convivência com os adultos e coetâneos, as especificidades da neoformação psicológica da idade como o conteúdo da vontade e do desenvolvimento cultural e, finalmente, a função psíquica central e a atividade-guia. São descritos dois exemplos que permitem indicar os aspectos corretivos centrais do adulto-educador e delinear prognósticos.
Downloads
Referências
KRAVTSOV, Guennadi. Problema litchnosti v kulturno-istoritcheskoi psirrologuii [O problema da personalidade na psicologia histórico-cultural]. Kulturno-istoritcheskais psirrologuia, Moskva, n. 1, p. 18-25, 2006.
KRAVTSOV, Guennadi. Ontoguenez voli [A ontogênese da vontade]. Vestnik RGGU, Moskva, n. 15, p. 29-41, 2012.
KRAVTSOVA, Elena; KRAVTSOV, Guennadi; BEREJKOVSKAIA, Elena. Programa vospitania detei mladchego i dochkolnogo vozrasta “Zolotoi kliutchik” [Programa de educação de crianças da creche e da pré-escola “Chave de ouro”]. Moskva: Izdatelstvo Lev, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problema razvitia vischikh psirritcheskih funktsi [O problema de desenvolvimento das funções psíquicas superiores]. In: IAROCHEVSKI, M. G. (Org.). Psirrologuia razvitia kak fenômeno kulturi [A psicologia do desenvolvimento como fenômeno cultural]. Moskva-Voronej: Izdatelstvo Institut praktitcheskoi psirrologuii – NPO Modek, 1996a.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Lektsii pó pedologuii [Aulas de Pedologia]. Ijevsk: Izd-vo Udmurskogo Um-ta, 1996b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.