O olhar estereoscópico para a ontogênese: desafiando o professor

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40987

Mots-clés:

zona de desenvolvimento iminente, neoformação psicológica, função volitiva

Résumé

O presente artigo tem como objetivo examinar como é possível ao professor – ou ao adulto-educador – estruturar um sistema de meios culturais conjugado com a idade psicológica da criança que possa operar sobre a zona de desenvolvimento iminente da criança. Para tanto, analisa-se o potencial metodológico da abordagem histórico-cultural de Vigotski para o diagnóstico e a promoção do desenvolvimento psíquico de crianças no início da vida escolar. Argumenta-se que, para o diagnóstico do desenvolvimento e a definição de estratégia do trabalho corretivo, é importante manter um olhar estereoscópico em que os eixos das coordenadas da visão ampla da criança sejam: o conteúdo da relação de convivência com os adultos e coetâneos, as especificidades da neoformação psicológica da idade como o conteúdo da vontade e do desenvolvimento cultural e, finalmente, a função psíquica central e a atividade-guia. São descritos dois exemplos que permitem indicar os aspectos corretivos centrais do adulto-educador e delinear prognósticos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Elena Gorlova, Universidade Russa de Humanidades, Moscou

PhD em Psicologia, Professora associada do Departamento de Psicologia Especial do Instituto L. S. Vigotski da Universidade Russa de Humanidades. Os interesses científicos estão relacionados à realização da abordagem histórico-cultural na prática do apoio psicológico à família. Elaborou e implementou diversos programas para a preparação das crianças para o ingresso na escola. É autora de 30 publicações.

Références

KRAVTSOV, Guennadi. Problema litchnosti v kulturno-istoritcheskoi psirrologuii [O problema da personalidade na psicologia histórico-cultural]. Kulturno-istoritcheskais psirrologuia, Moskva, n. 1, p. 18-25, 2006.

KRAVTSOV, Guennadi. Ontoguenez voli [A ontogênese da vontade]. Vestnik RGGU, Moskva, n. 15, p. 29-41, 2012.

KRAVTSOVA, Elena; KRAVTSOV, Guennadi; BEREJKOVSKAIA, Elena. Programa vospitania detei mladchego i dochkolnogo vozrasta “Zolotoi kliutchik” [Programa de educação de crianças da creche e da pré-escola “Chave de ouro”]. Moskva: Izdatelstvo Lev, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problema razvitia vischikh psirritcheskih funktsi [O problema de desenvolvimento das funções psíquicas superiores]. In: IAROCHEVSKI, M. G. (Org.). Psirrologuia razvitia kak fenômeno kulturi [A psicologia do desenvolvimento como fenômeno cultural]. Moskva-Voronej: Izdatelstvo Institut praktitcheskoi psirrologuii – NPO Modek, 1996a.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Lektsii pó pedologuii [Aulas de Pedologia]. Ijevsk: Izd-vo Udmurskogo Um-ta, 1996b.

##submission.downloads##

Publiée

2020-07-01

Numéro

Rubrique

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia