Tópicos para uma boa análise de dados de estudos empíricos

Autores

  • Teresa Garcia-Marques ISPA- Instituto Universitário

Palavras-chave:

análise de dados, estatística, teste de hipóteses, comunicação de dados

Resumo

Este artigo discute o processo de análise de dados em  sete tópicos: a) modelos estatísticos, técnicas estatísticas e diferenciação de “receita estatística”; b) a associação da validade das conclusões estatísticas ao processo de delineamento e amostragem; c) a diferença e complementaridade da descrição de dados e do teste de hipóteses; d) como as hipóteses se relacionam com os testes estatísticos a realizar; e) a análise preliminar de dados e sua relevância; f) teste de hipótese na perspectiva de Fisher e de Neyman e Pearson; g) a apresentação dos dados como um processo comunicacional, e vantagens do uso de normas (APA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azevedo, M.; Garcia-Marques, T. Que Confiança podemos ter nas conclusões estatísticas que apresentamos? Psicologia, Lisboa, v. 11, n. 1, p. 151-168, 1996.

Barnett, V.; Lewis, T. Outliers in Statistical Data. 3rd ed. Chichester, England: John Wiley & Sons, 1994.

Behrens, J. T. Principles and procedures of exploratory data analysis. Psychological Methods, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 131-160, 1997.

Breckler, S. J. Application of covariance structure modeling in psychology: cause for concern? Psychological Bulletin, [S.l.], v. 107, n. 2, p. 260-273, 1990.

Cohen, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2nd ed. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1988.

Ferketich, S.; Verran, J. An overview of data transformation. Research in Nursing and Health, [S.l.], v. 17, n. 5, p. 393-396, 1994.

Garcia-Marques, T. A hipótese de estudo determina a análise estatística: um exemplo com o modelo ANOVA. Análise Psicológica, [S.l.], v. 15 n. 1, p. 19-28, 1997.

Garcia-Marques, T.; Azevedo, M. A inferência estatística múltipla e os erros tipo I: um problema de inflação do alfa. Psicologia, [S.l.], n. 10, p. 1-11, 1995.

Gigerenzer, G. The superego, the ego, and the id in statistical reasoning. In: Keren, G.; Lewis, C. (Ed.). A handbook for data analysis in the behavioral sciences: methodological issues. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1993. p. 311-339.

Gigerenzer, G. Mindless statistics. The Journal of Socio-Economics, [S.l.], v. 33, p. 587–606, 2004

HUBBARD, R.; RYAN, P. A. The historical growth of statistical significance testing in psychology and its future prospects. Educational and Psychological Measurement, v. 60, n. 5, p. 661-681, 2000.

Keselman, H. J. et al. Statistical practices of educational researchers: An analysis of their ANOVA, MANOVA, and ANCOVA analyses. Review of Educational Research, [S.l.], v. 68, n. 3, p. 350-386, 1998.

LEWIN, K. Field theory in social science: selected theoretical papers by Kurt Lewin. London: Tavistock, 1952.

Maxwell, S. E. The persistence of underpowered studies in psychological research: causes, consequences, and remedies. Psychological Methods, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 147-163, 2004.

Micceri, T. The unicorn, the normal curve, and other improbable creatures. Psychological Bulletin, [S.l.], v. 105, n. 1, p. 156-166, 1989.

ROSNOW, R. L.; ROSENTHAL, R. Statistical procedures and the justification of knowledge in psychological science. American Psychologist, v. 44, n. 10, p. 1276-1284, 1989.

Schmidt, F. L. Statistical significance testing and cumulative knowledge in psychology: implications for training of researchers. Psychological Methods, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 115–129, 1996

Thompson, B. (Ed.). Planned versus unplanned and orthogonal versus nonorthongonal contrasts: the neo-classical perspective. In ______. Advances in social science methodology. Greenwich, CT: JAI Press. 1994. v. 3, p. 3-27.

Thompson, B. What future quantitative social science research could look like: confidence intervals for effect sizes. Educational Researcher, [S.l.], v. 31, n. 3, p. 25–32, Apr. 2002.

Wilkinson, L.; APA Task Force on Statistical Inference. Statistical methods in psychology journals: guidelines and explanations. American Psychologist, [S.l.], v. 54, n. 8, p. 594–604, 1999. Disponível em: <http://www.apastyle.org/manual/related/wilkinson-1999.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

WRIGHT, D. B. Making friends with your data: improving how statistics are conducted and reported. British Journal of Educational Psychology, [S.l.], v. 73, n. 1, p.123–136, 2003.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

GARCIA-MARQUES, T. Tópicos para uma boa análise de dados de estudos empíricos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 279-290, 31 ago. 2014.

Edição

Seção

Artigos