Capacitação de Gestores em Programa de Prevenção à Violência Comunitária

Autores

  • Anelise Lopes Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Castellá Sarriera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

psicologia comunitária, políticas sociais, violência, políticas públicas

Resumo

A dificuldade em aliar teoria à prática tem sido preocupação constante entre estudantes e profissionais que atuam em políticas sociais. Nesse trabalho serão abordados aspectos teórico-metodológicos da psicologia comunitária que subsidiaram o processo de capacitação de uma equipe gestores no âmbito do Programa de Prevenção da Violência do Estado do Rio Grande do Sul (em parceria com a UNESCO), com vistas à realização de um Diagnostico Situacional numa comunidade socialmente vulnerável. Os encontros de capacitação propiciaram aos gestores um espaço de reflexão, contribuindo para a construção de um olhar mais crítico e menos estigmatizado acerca do problema da violência.

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Biografia do Autor

Anelise Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. É membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC/UFRGS). Experiência nas áreas de Psicologia Social/Comunitária e Psicologia do Esporte, tendo atuado como consultora em programas e projetos sociais.

Jorge Castellá Sarriera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia (UAM). Professor adjunto no Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Experiência  na área de Psicologia Social e da Saúde, com ênfase em Psicologia Comunitária e na área de Orientação Ocupacional e Profissional

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Publicado

2015-06-20

Como Citar

RODRIGUES, A. L.; SARRIERA, J. C. Capacitação de Gestores em Programa de Prevenção à Violência Comunitária. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 145-151, 20 jun. 2015.

Edição

Seção

Artigos