Oskar Pfister e a crítica à concepção freudiana de Religião
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5503Palabras clave:
religião, psicanálise, fé, racionalidadeResumen
A crítica que Freud faz à religião permeia toda a sua obra de forma que podemos afirmar que a questão religiosa se mostra uma grande questão para ele. No entanto, percebe-se que a visão que Freud tem da religião é bastante reducionista e isso fica bastante claro em diversos textos desse autor. Oskar Pfister se coloca como um grande debatedor da questão religiosa no início do movimento psicanalítco evidenciando as diversas lacunas na visão freudiana da Religião. Esse artigo se propõe a mostrar a crítica feita por Pfister à concepção freudiana de Religião visando com isso trazer elementos para o debate entre psicanálise e religião.
Descargas
Citas
BÍBLIA SAGRADA. Tradução de King James. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/kjv. Acesso em: 21 maio 2015.
FREUD, S. Totem e Tabu (1913). Rio de Janeiro: Imago, 2006. Obras Completas, v. 13.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão (1927). Rio de Janeiro: Imago, 1976. Obras Completas, v. 21.
FREUD, S. O mal-estar da civilização (1930). Rio de Janeiro: Imago, 1976. Obras Completas, v. 21.
FREUD, S. Moisés e o Monoteísmo (1939). Rio de Janeiro: Imago, 1976. Obras Completas, v. 23.
FREUD, S. Cartas entre Freud e Pfister (1909-1939): um diálogo entre a Psicanálise e a fé cristã. Belo Horizonte: Ultimato, 2009.
FROMM, E. Psicanálise e Religião. Tradução e prefácio de Tracy Doyle. 3. ed. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1966.
MORANO, C. D. Psicanálise e Religião: um diálogo interminável – Sigmund Freud e Oskar Pfister. Tradução de Eduardo Dias Gontijo. São Paulo: Loyola, 2008.
PFISTER, O. A ilusão de um futuro. In: WONDRACEK, K. H. K. (Org.). O futuro e a ilusão: um embate com Freud sobre Psicanálise e Religião. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 17-56.
QUELBANI, M. O círculo de Viena. São Paulo: Parábola, 2009. Coleção Episteme, v. 3.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.