Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40984

Mots-clés:

educação popular, luta pela terra, coletividade, resistência

Résumé

A educação popular é um importante instrumento formador e de luta, que institui processos determinantes para a formação e consolidação da história da educação brasileira. O direito e o acesso à educação pública, gratuita, laica e de qualidade têm raízes nas lutas reivindicatórias das classes populares, que combatem concepções liberais nos diferentes períodos da história. Alternativas de resistência são construídas coletivamente, utilizando estratégias de mobilização nas comunidades para realizar o trabalho de base. Este artigo visa compartilhar ideias das práxis social e coletiva de educação do Movimento Sem Terra (MST). Trata-se de uma experiência de resistência, luta e organização política em defesa da Educação do Campo: professores educadores resistem para significar o campo como lugar de vida, de produção de saberes e conhecimento. A defesa das políticas públicas, em especial da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, em conformidade com o princípio de que educação não é mercadoria, luta histórica da classe trabalhadora, é um lema que precisa estar ativo. Requer-se a organização da categoria dos trabalhadores da educação na perspectiva de uma práxis coletiva e de organização social para articulação e construção de outro projeto educacional.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Márcia Mara Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Márcia Mara Ramos Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Mestra em Educação pelo programa de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil" - Histedebr - UNICAMP. Especialista em Trabalho, Educação e Movimento Sociais - EPSJV/FIOCRUZ; Licenciada em Educação do Campo, na área de Ciências Sociais e Humanidades, com habilitação em Docência interdisciplinar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - UFMG; Atualmente, integra a Área de Concentração: Educação, Infância e Juventude. Linha de Pesquisa: Infância e saberes Docente. Atua como Professora/educadora Pesquisadora em Educação - Educação do Campo e infâncias do Campo nas áreas de assentamentos e acampamentos de reforma agrária.

Références

ALENTEJANO, Paulo; CORDEIRO, Tássia. 80 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas em 21 anos. Brasil de fato, 29 nov. 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/11/29/artigo-or-80-mil-escolas-no-campo-brasileiro-foram-fechadas-em-21-anos. Acesso em: 25 jan. 2020.

ALVES, Isabela. Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiros. Observatório do Terceiro Setor, 30 abr. 2019. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiros/. Acesso em: 18 fev. 2020.

ALVEAR, Alex. De donde vengo. Tv Cultura y Patrimônio Ecuador. Dirección: Christian Valencia. Producción: Lola Guevara, Dayana Mestanza y Christian Valencia. Youtube. 16 jun. 2015. 3min12s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vhipjc2sGP8. Acesso em: 14 out. 2019.

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS EXPOSTOS AO AMIANTO. Perigo: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. G1, 21 dez. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/apreaa/noticia/perigo-o-brasil-e-o-maior-consumidor-de-agrotoxicos-do-mundo.ghtml. Acesso em: 13 nov. 2019.

BARBOSA, Marcos. Educadores se posicionam contra despejo do Centro de Formação Paulo Freire. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 19 set. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/09/19/educadores-se-posicionam-contra-despejo-do-centro-de-formacao-paulo-freire/. Acesso em: 22 dez. 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ, Lília. O miolo de pote da cacimba de beber. Imperatriz, MA: Edição do autor, 2017.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2012.

JIMÉNEZ, Carla. Extrema pobreza sobe e Brasil já soma 13,5 milhões de miseráveis. El país, 6 nov. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/06/politica/1573049315_913111.html. Acesso em: 17 jan. 2020.

MANCEBO, Deise. Contemporaneidade e efeitos de subjetivação. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (Org.). Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003. p. 75-92.

MARINHO, Gustavo. “Pela vida e por direitos”: Jornada da Juventude defende a educação pública. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 4 ago. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/08/04/pela-vida-e-por-direitos-jornada-da-juventude-defende-a-educacao-publica/. Acesso em: 20 nov. 2019.

MEDEIROS, Catiana de. Encontro discute a resistência ativa em escolas públicas do RS. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), 1 nov. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/11/01/encontro-discute-a-resistencia-ativa-em-escolas-publicas-do-rs/. Acesso em: 2 jan. 2020.

MST. Secretária Nacional do MST. Cartilha Programa Agrário do MST. VI São Paulo, 2014. Disponível em: https://mstbrasilien.de/wp-content/uploads/2014/02/Cartilha-Programa-agr%C3%A1rio-do-MST-FINAL.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

PELO direito à literatura nas escolas do campo. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Youtube. 17 sept. 2019. 6min56s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gyxNzgBjX3Q. Acesso em: 21 jan. 2020.

ROSSLER, João Henrique. A educação como aliada da luta revolucionária pela superação da sociedade alienada. In: DUARTE, Newton. (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 75-98.

TAIGUARA. Que as crianças cantem livres. Youtube, 7 abr. 2016. 3min5s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oEFPRTD6I44. Acesso em: 12 out. 2019.

TIERRA, Pedro. Fala da Terra. Dados e textos sobre a Luta pela Terra e a Reforma Agrária – Poesia. Modificado em: 29 abr. 2014. Disponível em: http://www.mstemdados.org/sites/default/files/A%20fala%20da%20terra%20-%20Pedro%20Tierra.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

##submission.downloads##

Publiée

2020-07-01

Numéro

Rubrique

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia