Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40984

Palavras-chave:

educação popular, luta pela terra, coletividade, resistência

Resumo

A educação popular é um importante instrumento formador e de luta, que institui processos determinantes para a formação e consolidação da história da educação brasileira. O direito e o acesso à educação pública, gratuita, laica e de qualidade têm raízes nas lutas reivindicatórias das classes populares, que combatem concepções liberais nos diferentes períodos da história. Alternativas de resistência são construídas coletivamente, utilizando estratégias de mobilização nas comunidades para realizar o trabalho de base. Este artigo visa compartilhar ideias das práxis social e coletiva de educação do Movimento Sem Terra (MST). Trata-se de uma experiência de resistência, luta e organização política em defesa da Educação do Campo: professores educadores resistem para significar o campo como lugar de vida, de produção de saberes e conhecimento. A defesa das políticas públicas, em especial da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, em conformidade com o princípio de que educação não é mercadoria, luta histórica da classe trabalhadora, é um lema que precisa estar ativo. Requer-se a organização da categoria dos trabalhadores da educação na perspectiva de uma práxis coletiva e de organização social para articulação e construção de outro projeto educacional.

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Biografia do Autor

Márcia Mara Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Márcia Mara Ramos Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Mestra em Educação pelo programa de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil" - Histedebr - UNICAMP. Especialista em Trabalho, Educação e Movimento Sociais - EPSJV/FIOCRUZ; Licenciada em Educação do Campo, na área de Ciências Sociais e Humanidades, com habilitação em Docência interdisciplinar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - UFMG; Atualmente, integra a Área de Concentração: Educação, Infância e Juventude. Linha de Pesquisa: Infância e saberes Docente. Atua como Professora/educadora Pesquisadora em Educação - Educação do Campo e infâncias do Campo nas áreas de assentamentos e acampamentos de reforma agrária.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

RAMOS, M. M. Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. esp, p. 233-238, 1 jul. 2020.

Edição

Seção

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia