Texto literário e modos de organização do discurso: uma análise semiolinguística do conto fantástico 'Sonata', de Erico Verissimo
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34185Palavras-chave:
análise do discurso, semiolinguística, literatura fantástica, Erico Verissimo.Resumo
Propomos um estudo relacionando as características do gênero literário fantástico aos modos de organização do discurso, de acordo com a teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. Segundo Tzvetan Todorov, o fantástico caracteriza-se pelo efeito de hesitação produzido no texto. Torna-se importante examinar, então, de que modo esse efeito se insere nos modos de organização narrativo e descritivo. Utilizaremos o conto Sonata, de Erico Verissimo, a fim de ilustrar nossas ideias a esse respeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.