Análise da diversidade humana nos livros didáticos do 4º e 5º ano no âmbito de um projeto Capes-Cofecub

Autores

  • Éric Charles Brun Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil, Ba.)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64494.fr

Palavras-chave:

escola, diversidade, discriminações, culturas, línguas.

Resumo

Este artigo é sobre uma pesquisa universitária em andamento no Brasil que visa analisar a diversidade humana tal como é apresentada nos livros didáticos brasileiros do 4o e do 5º ano do último Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) do Ministério da Educação para um período de quatro anos a partir de 2023. No âmbito deste artigo foram escolhidas quatro componentes escolares pertencentes às ciências humanas e às ciências exatas, a saber artes, português (língua de escolaridade), ciências e matemática. A pesquisa quanti-qualitativa visa determinar as proporções dedicadas para a diversidade cultural, linguística e fenotípica no corpus referido. Essas três categorias se desdobram em diferentes indicadores de análise, geralmente comuns aos textos e ilustrações do livro didático, a fim de distinguir a especificidade do contexto brasileiro, do contexto internacional. A análise qualitativa visa determinar, em seguida, a correlação entre as tendências editoriais e os textos legais acerca da educação inclusiva. Esta pesquisa baseia-se na Sociodidática, nas pesquisas europeias da Abordagem Plural de Línguas e Culturas, na pesquisa sobre glotofobia e na inclusão escolar no Brasil. Os resultados atuais da pesquisa revelam um desequilíbrio significativo entre as diferentes culturas-línguas do Brasil, a ausência da pessoa com deficiência e a manutenção de estereótipos sociais entre homens e mulheres.

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Biografia do Autor

Éric Charles Brun, Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil, Ba.)

Professor de língua-cultura e literatura francesas no Departamento de Letras e Artes na gradução

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Brun, Éric C. . (2025). Análise da diversidade humana nos livros didáticos do 4º e 5º ano no âmbito de um projeto Capes-Cofecub. Gragoatá, 30(66), e64494. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64494.fr

Edição

Seção

(v.30, n.66) - Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas