Políticas linguísticas e a formação de professores de língua alemã no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Profa. Dra. Roberta Stanke Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64507.pt

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Formação de professores de línguas, Ensino de língua alemã, Ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

O presente artigo tem como foco a formação de professores de alemão, entendendo-a como uma língua minorizada, devido à sua condição minoritária, não por aspectos quantitativos, como aponta Lagares (2011), mas considerando o espaço periférico ocupado por seus falantes, no que tange, por exemplo, às políticas linguísticas vigentes. Nesse sentido, o artigo apresentará uma revisão teórica sobre as políticas públicas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas, trazendo a este estudo leis e resoluções que normatizam não apenas o ensino, mas também a formação docente. No âmbito das políticas públicas, linguísticas e formação de professores de alemão, este estudo também apresentará a perspectiva de projetos de extensão como um importante espaço para a integração entre teoria e prática na formação; integração esta que vem sendo salientada nos documentos oficiais desde o início dos anos 2000. Assim, serão descritos dois projetos de extensão universitária desenvolvidos em duas instituições públicas de ensino superior no Rio de Janeiro. Farão parte também da discussão apresentada, as percepções dos licenciandos extensionistas participantes dos projetos, que responderam a um formulário online que questionava suas motivações para a participação nos projetos de extensão com foco na formação de professores de alemão.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Vaz Ferreira, M. A., & Stanke, R. C. S. F. (2025). Políticas linguísticas e a formação de professores de língua alemã no município do Rio de Janeiro . Gragoatá, 30(66), e64507. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64507.pt

Edição

Seção

(v.30, n.66) - Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas