Multilinguismo e direitos linguísticos: a cooficialização e a patrimonialização como formas de reconhecimento de línguas minorizadas

Autores

  • Marina Souza Instituto de Letras, UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49004

Resumo

O processo desconcentração administrativa que vigora desde a Constituição de 1988 tem desencadeado políticas linguísticas de cooficialização e de patrimonialização de línguas minorizadas, gerando ações glotopolíticas em contextos multilígues, sobretudo em relação às línguas indígenas e às línguas de imigração. Neste artigo, a partir de uma abordagem bibliográfica e documental, analisamos alguns documentos legislativos educacionais municipais, estaduais e federais, a fim de compreender a ação dos diferentes atores glopolíticos. Nossa análise se baseia nos conceitos de Políticas Linguísticas, Políticas Públicas e de Direitos Linguísticos. Contextualizando nossa reflexão no processo de redefinição do papel da União e dos entes federativos, percebemos as políticas de cooficialização e de patrimonialização de línguas minoritárias como um indicativo da autonomia regional. No entanto, os resultados mostram ainda a necessidade de um real planejamento democrático que atenda essas línguas minorizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

SOUZA, M. Multilinguismo e direitos linguísticos: a cooficialização e a patrimonialização como formas de reconhecimento de línguas minorizadas. Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 62, p. 45-79, 30 jul. 2021.