Beyond the circle effect: interpreting the notions of preconstructed and articulation from enunciations idem per idem

Authors

  • Aracy Ernst-Pereira Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Ercília Ana Cazarin Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Marchiori Quevedo Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32963

Keywords:

Preconstructed, Transversal discourse, Metaphor, Ideology, Memory

Abstract

Based on the observation of the interrelationship between the metaphorical and the ideological functioning in idem per idem propositions – which follow the “X is X” formula –, this paper discusses the notions of preconstructed and transversal discourse, as related to interdiscourse, and their implications in reading practices. Such functioning is characterized by the indefectibility of preconstructed and by the relation established with transversal discourses that explain both evidence and floating meanings. It also considers the difference between the already-said and the preconstructed and the effects of estrangement and invisibility which follow.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aracy Ernst-Pereira, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle. É professor titular da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso) e pesquisadora na área de Análise do Discurso. É autora, entre outros, de O Casaco de Arlequim. Uma reflexão sobre a semântica proposta por Michel Pêcheux, publicado em Estudos da Língua(gem) (Vitória da Conquista Edições, 2005), e do livro Linguagens. Metodologias de ensino e pesquisa, organizado em parceria com V. Leffa, publicado pela EDUCAT/Pelotas, RS (2012).

Ercília Ana Cazarin, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo e pela Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação de Camaquã, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Possui mestrado e doutorado em Letras, na área de Teorias do Texto e do Discurso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso), pesquisadora na área de Análise do Discurso, e professora no Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Publicou os livros Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva (1998) e Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (2005), ambos pela Editora Unijuí. É uma das organizadoras dos livros Ensino e aprendizagem de línguas: língua portuguesa (Ed. Unijuí); Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua (Editora Nova Prova, Porto Alegre); Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias (Editora da UPF, 2011).

Marchiori Quevedo, Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialização em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente é doutorando em Letras pela UCPel. É membro do LEAD (Laboratório em Estudos em Análise de Discurso) e pesquisador na área de Análise do Discurso. Professor de ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia. Publicou Análise da prova de redação (vestibular da UFPel 2002) em livro organizado por W. B. Brauner Analisando Provas Interdisciplinares e Dissertativas – Processo Seletivo verão 2002, publicado pela Editora da UFPel (Pelotas, 2004).

Published

2013-07-06

How to Cite

Ernst-Pereira, A., Cazarin, E. A., & Quevedo, M. (2013). Beyond the circle effect: interpreting the notions of preconstructed and articulation from enunciations idem per idem. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32963