Semantic-pragmatic considerations about ‘já’

Authors

  • Letícia Lemos Gritti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.
  • Lovania Roehrig Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.
  • Gabriela Paulina Aparecida Aiolfi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60551.pt

Keywords:

Semântica, Pragmática, Já, Tempo-aspectual, Implicaturas

Abstract

In this paper, we discuss semantic characteristics and pragmatic aspects of the lexical item ‘já’; thus, our goal is to understand its meaning(s). We aim to explore some linguistic aspects of ‘já’, as this item is rarely discussed in traditional grammar. The theoretical bases used are Gritti (2013), Lopes (2003), and Morais (2004), who address semantic aspects of the item, and some descriptive grammar (PERINI, 2008; NEVES, 2011). From the literature review, we verified that the item could have temporal (locating events on the timeline), aspectual (modifying the aspect of events), and conjunctive (linking sentences) values, and we concluded that ‘já’ has some relevant pragmatic aspects that characterize it, such as readings of counter-expectation and promise. These readings and the nature of the inferences were investigated here in sentences in the indicative (present, past, and future) and imperative mood, being absent from the latter. After implication, presupposition, and implicature cancellation tests, the counter-expectation and promise readings were revealed to be conversational implicatures, thus being pragmatic.

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Author Biographies

Letícia Lemos Gritti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Atual professora efetiva de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Curso de graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês e esteve à frente de sua coordenação entre 2015 e 2016. Atua também como Professora-Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Roberta Pires de Oliveira e defendeu a tese de doutoramento na área de Semântica Formal. Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Lingüística pela mesma Instituição. De setembro de 2010 a julho de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université Paris Diderot (Paris VII), Structures Formelles du Language, em Paris, através do Projeto Capes-Cofecub, cooperação Brasil-França.

Lovania Roehrig Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (2006) e Língua Inglesa (2022); Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012) e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017). Já atuou nos Cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana (UFMS-CPAQ). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Pato Branco (UTFPR - PB). Áreas de interesse: Semântica e a Pragmática das línguas naturais, bem como o seu ensino-aprendizagem.

Gabriela Paulina Aparecida Aiolfi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Desenvolve trabalho na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho dentro da área de concentração Linguagem, Cultura e Sociedade na qual se insere o programa. Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LADHumano). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo bolsista do CNPq pelo mesmo programa (2016-2018) sob orientação do Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. Técnica em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco.

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Published

2024-08-05

How to Cite

Gritti, L. L., Roehrig Teixeira, L., & Aiolfi, G. P. A. (2024). Semantic-pragmatic considerations about ‘já’. Gragoatá, 29(64), e60551. https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60551.pt