Considerações semântico-pragmáticas sobre o item ‘já’

Autores/as

  • Letícia Lemos Gritti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.
  • Lovania Roehrig Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.
  • Gabriela Paulina Aparecida Aiolfi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60551.pt

Palabras clave:

Semântica, Pragmática, Já, Tempo-aspectual, Implicaturas

Resumen

Neste artigo discutimos características semânticas e aspectos pragmáticos do item lexical ‘já’ e, assim, procuramos entender o(s) seu(s) significado(s). Nosso objetivo é explorar alguns dos aspectos linguísticos de ‘já’, pois esse item é pouco discutido nas gramáticas tradicionais. As bases teóricas utilizadas são Gritti (2013), Lopes (2003) e Morais (2004), que abordam aspectos da semântica do item, e algumas considerações gerais de gramáticas descritivas (PERINI, 2008; NEVES, 2011). A partir da revisão bibliográfica, verificamos que ‘já’ pode ter valor temporal (localizando eventos na linha do tempo), aspectual (modificando o aspecto do evento) e conjuntivo (ligando orações) e concluímos que o item apresenta aspectos pragmáticos relevantes que o caracterizam e que não foram analisados na literatura consultada, tais como leituras de contraexpectativa e de promessa. A presença dessas leituras e a natureza das inferências que as geram foram investigadas neste artigo em sentenças no modo indicativo (presente, passado e futuro) e imperativo, estando as leituras de contraexpectativa e de promessa ausentes do último. Após testes de acarretamento e pressuposição e de cancelamento de implicatura, as leituras de contraexpectativa e de promessa revelaram-se implicaturas conversacionais, sendo, assim, inferências de natureza pragmática.

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Biografía del autor/a

Letícia Lemos Gritti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Atual professora efetiva de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Curso de graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês e esteve à frente de sua coordenação entre 2015 e 2016. Atua também como Professora-Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Roberta Pires de Oliveira e defendeu a tese de doutoramento na área de Semântica Formal. Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Lingüística pela mesma Instituição. De setembro de 2010 a julho de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université Paris Diderot (Paris VII), Structures Formelles du Language, em Paris, através do Projeto Capes-Cofecub, cooperação Brasil-França.

Lovania Roehrig Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (2006) e Língua Inglesa (2022); Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012) e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017). Já atuou nos Cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana (UFMS-CPAQ). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Pato Branco (UTFPR - PB). Áreas de interesse: Semântica e a Pragmática das línguas naturais, bem como o seu ensino-aprendizagem.

Gabriela Paulina Aparecida Aiolfi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Pato Branco, PR, Brasil.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Desenvolve trabalho na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho dentro da área de concentração Linguagem, Cultura e Sociedade na qual se insere o programa. Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LADHumano). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo bolsista do CNPq pelo mesmo programa (2016-2018) sob orientação do Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima. Técnica em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco.

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Publicado

2024-08-05

Cómo citar

Gritti, L. L., Roehrig Teixeira, L., & Aiolfi, G. P. A. (2024). Considerações semântico-pragmáticas sobre o item ‘já’. Gragoatá, 29(64), e60551. https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60551.pt