Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção

Autores/as

  • Jovita Maria Gerheim Noronha UFJF

Palabras clave:

etnografia, ficção, metaetnografia

Resumen

Este trabalho busca mostrar como, na obra do escritor martinicano Patrick Chamoiseau, se conjugam etnografia e literatura. A tentativa de reconstituição etnográfica do autor em seus romances não apenas demonstra um esforço visando repertoriar a cultura popular de seu país, mas também encena uma situação de pesquisa de campo, num procedimento que pode ser considerado meta etnográfico e que, numa perspectiva mais ampla, acaba por colocar em questão os próprios paradigmas da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jovita Maria Gerheim Noronha, UFJF

Doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense, é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicações recentes:: "Le Dépotoir de Maria Carolina de Jesus", "De 1'oralité à la littérature: les affres d'un Marqueur de paroles","Patrick Chamoiseau: da crioulidade à crioulização" e "Identidade nacional e identidade cultural".

##submission.downloads##

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Noronha, J. M. G. (2005). Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção. Gragoatá, 10(19). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33267

Número

Sección

Artigos de Literatura