RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM POÉTICA E VISUAL: NOTAS SOBRE A POESIA DE ROBERTO ECHAVARREN
Palabras clave:
poesia, subjetividade, visualidade.Resumen
Este ensaio é um exercício de leitura da poesia do uruguaio Roberto Echavarren, a partir do qual busco observar algumas relações entre linguagem poética e visual. Investigando tais relações, pretendo compreender como a poesia dialoga criticamente com a vida cultural contemporânea, marcada por um processo de alienação que se intensifica cada vez mais através da proliferação de imagens midiáticas. Por isso também me parece interessante, através dessa leitura, a possibilidade de aprofundar aspectos da poesia neobarroca hispano-americana, vista que ela configura uma forma de visualidade convulsionada que evidencia tensões características da saciedade atual. Desse modo, meu trabalho é uma tentativa de estimular o debate sobre a obra desse poeta, assim como sabre outras vozes da produção poética latino-americana, cuja circulação em nosso meio literário e cultural ainda é bastante pequena.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.