Theodor Koch-Grünberg e a cultura brasileira

Autores/as

  • Fábio Almeida Carvalho Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33421

Palabras clave:

Theodor Koch-Grünberg, cultura brasileira, século XX.

Resumen

Com o objetivo de demonstrar como o baixo investimento no trabalho sistemático e no conhecimento acumulado sobre a diversidade da realidade nacional associado ao apego pela novidade terminológica influem sobre o sistema da inteligência brasileira, este ensaio apresenta a obra do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg – misto de viajante, de linguista, de etnógrafo, de antropólogo e de homem de letras – e discute seu lugar entre os construtos da produção da inteligência brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Almeida Carvalho, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Teoria da Literatura/UFPE (1998); doutor em Literatura Comparada/UFF (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Roraima, onde atua no curso de Licenciatura Intercultural (graduação), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFRR) e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR). Vem-se dedicando, principalmente, aos temas do estudo das trocas e transferências literárias e culturais e à problemática da interpretação do Brasil a partir do viés da crítica literária.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

Carvalho, F. A. (2016). Theodor Koch-Grünberg e a cultura brasileira. Gragoatá, 21(41). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33421

Número

Sección

Artigos de Literatura