Cores e pedagogias do discurso zapatista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49086

Resumen

Neste artigo, dedicamo-nos a refletir sobre a inflexão pedagógica decolonial do discurso zapatista, trazendo à discussão o papel simultaneamente político e educacional que a apropriação de um texto narrativo literário indicia nesse contexto de militância. Para tanto, analisamos o comunicado do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) – movimento de resistência indígena mexicano – intitulado La historia de los colores, escrito pelo Subcomandante Marcos. Para a elaboração do dispositivo teórico-analítico deste trabalho, articulamos, de maneira transdisciplinar, a perspectiva dos estudos discursivos (ORLANDI, 2001; FOUCAULT, 1988), as indagações advindas das ciências sociais a respeito das epistemologias do Sul (SANTOS, 2018) e o debate relacionado à pedagogia decolonial (WALSH, 2013; CANDAU, 2010).

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Biografía del autor/a

Antonio Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português-Espanhol, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ). Coordenador do PPGLEN (de 2015 a 2018). Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Línguas (FORPROLI). Coordenador da área de Espanhol do PIBID-UFRJ. Coordenador pedagógico do PNLD 2018 - Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) - Ensino Médio; coordenador adjunto de Língua Espanhola do PNLD 2014 e do PNLD 2015. Membro da Diretoria da ABH (de 2012 a 2014). Atua nos seguintes temas: formação de professores de português/espanhol, análise do discurso, políticas públicas educacionais, manifestações literárias/culturais e ensino de línguas.

Patricia Araujo Fernandes, UFRJ

Patricia Araujo Fernandes é graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Língua Espanhol pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da UFRJ. Doutoranda em Língua Espanhola também pelo PPGLEN-UFRJ. Professora de Espanhol da Secretaria Municpal de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Andrade, A., & Araujo Fernandes, P. (2021). Cores e pedagogias do discurso zapatista. Gragoatá, 26(56), 1148-1176. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49086