Os domínios da focalização: um estudo experimental
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i58.51979Palabras clave:
Focalização, Entoação, Fonologia Prosódica, Português do BrasilResumen
Este artigo visa desenvolver um estudo experimental sobre a percepção de domínios focais no Português do Brasil (PB). Utilizando as noções de Foco Amplo e Foco Estreito, propomos um contínuo de extensões abarcadas pela focalização, baseado nos domínios hierárquicos propostos pela teoria da Fonologia Prosódica. São considerados, sobretudo, a palavra fonológica (ω) e o sintagma fonológico (φ), descritos como domínios da entoação no PB. Após a aplicação de um experimento perceptivo multimodal, a análise estatística dos resultados revelou que a palavra fonológica é o domínio preferível de aplicação da focalização no PB, além de apresentar uma interessante sistematicidade nas confusões ocorridas no domínio complexo do sintagma fonológico e de atestar que a adição da modalidade visual não aumenta (nem diminui) significativamente a identificação já eficiente do domínio focal. Além disso, uma análise qualitativa de padrões melódicos selecionados nos permitiu tecer importantes considerações sobre a implementação da focalização na estrutura prosódica do PB.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.