Ensino e aprendizagem de inglês no sul epistêmico: racialização, classes sociais e exclusão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53321

Palabras clave:

Ensino de inglês, Racialização, Desigualdade

Resumen

Este artigo contribui para as discussões acerca de racialização, classes sociais e exclusão no ensino e aprendizagem de inglês no Brasil. Seu foco é a região norte, mais especificamente, a cidade de Parintins, no Amazonas, considerada, neste artigo, como parte do sul epistêmico (SOUSA SANTOS, 2007).  Além de Sousa Santos (2007) fazem parte do referencial teórico deste artigo Dias (2021), Pennycook (1998), Servelati (2021), entre outros. A metodologia do artigo é baseada em estudos qualitativos, interpretativistas e discursivos. Analisamos a história de formação de um professor de inglês atuante na cidade de Parintins, em uma entrevista virtual. Os resultados da análise do discurso do professor apontam para desigualdades e injustiças observadas ao longo de sua história de formação, corroborando a noção de língua inglesa como prática racializada.

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Biografía del autor/a

Patricia Reis, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997) e especialização em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Cursou mestrado na Universidade do Mississippi (2002), como bolsista da Fulbright. Trabalhou como Leitora Brasileira na Universidade das Índias Ocidentais, Jamaica (2008-2012). Cursou doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2021),seguindo a linha de pesquisa em Ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras da área de concentração em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). É professora da Universidade do Estado do Amazonas, campus de Parintins.

Layenne Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pesquisando sobre os seguintes temas: ensino de língua inglesa e relações étnico- raciais, estudos decoloniais, identidades e formação de professores de língua inglesa.

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Publicado

2023-01-12

Cómo citar

Reis, P., & Oliveira, L. (2023). Ensino e aprendizagem de inglês no sul epistêmico: racialização, classes sociais e exclusão. Gragoatá, 28(60), e-53321. https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53321