Pistas lexicais e sintáticas para a delimitação de adjetivos na aquisição do português brasileiro

Auteurs

  • Luciana Teixeira UFJF

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https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32927

Mots-clés:

aquisição da linguagem, adjetivo, bootstrapping, categorias funcionais, afixos derivacionais

Résumé

Este artigo apresenta um estudo experimental cujo foco é a delimitação da categoria adjetivo por crianças adquirindo o Português Brasileiro (PB) como língua materna. Adota-se uma perspectiva psicolinguística de aquisição da linguagem, aliada a uma concepção minimalista de língua (CHOMSKY, 1995-2001). Assume-se que a criança é sensível às propriedades fônicas de elementos de classes fechadas, como determinantes e afixos, conforme a hipótese do bootstrapping fonológico (MORGAN & DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997). Com base na hipótese do bootstrapping sintático (GLEITMAN, 1990), assume-se que a análise de adjetivos no contexto sintático de DPs ou de small clauses, aliada ao pressuposto de que DPs fazem referência a objetos/entidades, possibilita a representação de adjetivos como categoria que apresenta uma propriedade ou atributo de um referente. Avalia-se, ainda, o papel da ordem canônica, na distinção entre adjetivos e nomes. Apresentam-se dois experimentos com crianças, usando-se a técnica de seleção de objetos com pseudopalavras: o primeiro foi conduzido com crianças de 18-22 meses; o segundo, com crianças de 2-3 anos e 4-5 anos. Os resultados dos experimentos aqui relatados são compatíveis com a hipótese de que a criança faz uso de informação sintática e morfológica na delimitação de adjetivos, e revelam que já aos dois anos de idade propriedades semânticas de sufixos formadores de adjetivos são representadas pela criança.

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Biographie de l'auteur

Luciana Teixeira, UFJF

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Letras (área de concentração: Linguística) na mesma instituição, doutora em Letras (área de concentração - Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). É professora da UFJF, onde ministra disciplinas no curso de Graduação em Letras, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Participa de projetos de pesquisa na área de processamento e aquisição da linguagem no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF. Áreas de interesse: Aquisição da Linguagem, Psicolinguística, Ciências Cognitivas, Linguística.

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Publiée

2011-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem