Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .rtf (Microsoft Word ou Open Office).
-
A contribuição é essencialmente original e inédita, sem qualquer outro nível de publicação (livros e/ou periódicos científicos), além de não estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". OBS: ver Código de Conduta.
-
Se a primeira versão do texto tiver sido publicada em anais ou em repositório de preprint, pedimos que a informação seja incluída nos metadados de submissão para avaliação da pertinência (ou não) da publicação. No caso de publicações em anais, exige-se 40% de ineditismo. Traduções não são consideradas inéditas, porém podem ser publicadas em alguns casos, levando em consideração o ineditismo do texto em língua portuguesa (a decisão de aceite para avaliação é competência da Equipe Editorial).
- É obrigatório que o autor ou autora seja Doutor. Doutorandos, mestres e mestrandos podem ser apenas co-autores com um(a) doutor(a).
- A Revista Mídia e Cotidiano não cobra qualquer taxa para submissão de textos, em nenhuma das etapas ou após a publicação, trabalhando sob o sistema Creative Commons (CC-BY).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (logo abaixo)
-
Todas as citações são indicadas nas referências bibliográficas, assim como todas as imagens, tabelas, diagramas, etc. têm suas fontes indicadas junto às mesmas. Lembramos que o sistema está habilitado para metadados Dublin Core.
- A Revista Mídia e Cotidiano segue o processo de avaliação "duplo cego" (Double blind peer review), conforme destacado em "Processo de Avaliação Pelos Pares" (no link "SOBRE).
- Como regra geral, após publicar texto na Revista Mídia e Cotidiano, o autor só poderá fazer nova submissão após um intervalo mínimo de 4 edições. Casos excepcionais são definidos pela Equipe Editorial.
-
A Revista Mídia e Cotidiano aceita artigos com até 3 autores. Mais de 3 autores é preciso justificar sendo o número máximo 5 autores. Nas outras seções - Resenha, Entrevista e Tradução, o máximo permitido é de 3 autores.
Declaração de Direito Autoral
Copyright e Licenciamento
1. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, confome LICENCIAMENTO CC BY.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Repositório
Autores que submetem texto à Revista Mídia e Cotidiano têm total acesso e controle sobre as versões que integram o processo editorial, isto é, `à VERSÃO ENVIADA, VERSÃO ACEITA E VERSÃO PUBLICADA, conforme registrado no DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) e neste site.
Ciência Aberta
A Revista Mídia e Cotidiano reconhece a importância da Ciência Aberta para a circulação do conhecimento. Portanto, aceita artigos depositados em repositórios de preprint e estimula a disponibilização de dados abertos em plataformas voltadas para este fim. Recomenda, também, o uso dos repositórios de preprint MediArxiv e SociArxiv, além de repositórios da Open Science Framework e Figshare para compartilhamento de dados abertos, quando possível.