Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .rtf (Microsoft Word ou Open Office).
- É obrigatório que o autor ou autora seja Doutor. Doutorandos, mestres e mestrandos podem ser apenas co-autores com um(a) doutor(a).
- A Revista Mídia e Cotidiano não cobra qualquer taxa para submissão de textos, em nenhuma das etapas ou após a publicação, trabalhando sob o sistema Creative Commons (CC-BY).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (logo abaixo)
Todas as citações são indicadas nas referências bibliográficas, assim como todas as imagens, tabelas, diagramas, etc. têm suas fontes indicadas junto às mesmas. Lembramos que o sistema está habilitado para metadados Dublin Core.
- A Revista Mídia e Cotidiano segue o processo de avaliação "duplo cego" (Double blind peer review), conforme destacado em "Processo de Avaliação Pelos Pares" (no link "SOBRE).
- Se a primeira versão do texto tiver sido publicada em anais ou em repositório de preprint, pedimos que a informação seja incluída nos metadados de submissão para avaliação da pertinência (ou não) da publicação. No caso de publicações em anais, exige-se 40% de ineditismo. Traduções não são consideradas inéditas, porém podem ser publicadas em alguns casos, levando em consideração o ineditismo do texto em língua portuguesa (a decisão de aceite para avaliação é competência da Equipe Editorial).
A contribuição é essencialmente original e inédita, sem qualquer outro nível de publicação (livros e/ou periódicos científicos), além de não estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". OBS: ver Código de Conduta.
- Como regra geral, após publicar texto na Revista Mídia e Cotidiano, o autor só poderá fazer nova submissão após um intervalo mínimo de 4 edições. Casos excepcionais são definidos pela Equipe Editorial.
- A Revista Mídia e Cotidiano aceita artigos com até 3 autores. Mais de 3 autores é preciso justificar sendo o número máximo 5 autores. Nas outras seções - Resenha, Entrevista e Tradução, o máximo permitido é de 3 autores.
Especial
Textos livres, focados em temáticas e/ou pesquisadores que se destacam no momento da edição. Mínimo de 15 mil e máximo de 30 mil toques. Segue normas da ABNT.
Declaração de Direito Autoral
Copyright e Licenciamento
1. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, confome LICENCIAMENTO CC BY.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Repositório
Autores que submetem texto à Revista Mídia e Cotidiano têm total acesso e controle sobre as versões que integram o processo editorial, isto é, `à VERSÃO ENVIADA, VERSÃO ACEITA E VERSÃO PUBLICADA, conforme registrado no DIADORIM (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) e neste site.
Ciência Aberta
A Revista Mídia e Cotidiano reconhece a importância da Ciência Aberta para a circulação do conhecimento. Portanto, aceita artigos depositados em repositórios de preprint e estimula a disponibilização de dados abertos em plataformas voltadas para este fim. Recomenda, também, o uso dos repositórios de preprint MediArxiv e SociArxiv, além de repositórios da Open Science Framework e Figshare para compartilhamento de dados abertos, quando possível.