Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68176Palavras-chave:
Editorial, mídia de massa, plataformização, ecossistema midiático, mídia e cotidianoResumo
Se no passado o coronelismo eletrônico (Aires; dos Santos, 2023) dos grandes impérios nacionais da comunicação (Wu, 2012) era quase irrestrito, na contemporaneidade o poder desses grupos encontra-se ameaçado pelas big techs (Morozov, 2018) e pela fragmentação das audiências. No Brasil, 79% da população acessa notícias via redes sociais e apenas 43% confiam na mídia (Carro, 2024). Nesse contexto, em que o agendamento (McCombs, 2009) vem perdendo força para a agenda invertida (Saperas, 2020), para a qual concorrem tanto os meios da legacy media quanto os cidadãos, através das plataformas digitais, é necessário atrair e manter a atenção das audiências (Zelizer, Boczkowski e Anderson, 2021), demandando adaptações dos grupos de mídia tanto em relação a novos formatos quanto a modelos de negócios que possam garantir a sustentabilidade dos meios, bem como seu impacto público.
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Referências
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