Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático

Autores

  • Adriana Barsotti Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ana Paula Goulart de Andrade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRR)
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68176

Palavras-chave:

Editorial, mídia de massa, plataformização, ecossistema midiático, mídia e cotidiano

Resumo

Se no passado o coronelismo eletrônico (Aires; dos Santos, 2023) dos grandes impérios nacionais da comunicação (Wu, 2012) era quase irrestrito, na contemporaneidade o poder desses grupos encontra-se ameaçado pelas big techs (Morozov, 2018) e pela fragmentação das audiências. No Brasil, 79% da população acessa notícias via redes sociais e apenas 43% confiam na mídia (Carro, 2024). Nesse contexto, em que o agendamento (McCombs, 2009) vem perdendo força para a agenda invertida (Saperas, 2020), para a qual concorrem tanto os meios da legacy media quanto os cidadãos, através das plataformas digitais, é necessário atrair e manter a atenção das audiências (Zelizer, Boczkowski e Anderson, 2021), demandando adaptações dos grupos de mídia tanto em relação a novos formatos quanto a modelos de negócios que possam garantir a sustentabilidade dos meios, bem como seu impacto público.

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Biografias do Autor

  • Adriana Barsotti, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutora em Comunicação pela PUC-Rio. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF).

  • Ana Paula Goulart de Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRR)

    Doutora em Comunicação pela Puc- Rio. Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

  • Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático. (2025). Mídia E Cotidiano, 19(2), 1-9. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.68176