La ruleta interseccional em el análisis de la publicidad: algunos resultados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54573

Palabras clave:

Publicidad, Consumo, Interseccionalidad, Publicidad contraintuitiva, Representación

Resumen

Crenshaw (2002) reconoce el lugar de la publicidad en el mantenimiento de
estereotipos que marginan a las mujeres atravesadas por distintas vías de identidad. Así, recurrimos a la aplicación del método de Carrera (2021), la ruleta interseccional, para analizar los anuncios publicitarios en medios impresos. En este trabajo, elegimos los anuncios publicados en la revista Veja en 2019 por la operadora
telefónica Vivo, verificando las representaciones de la negrura en estas piezas, desde la perspectiva interseccional y contraintuitiva de la publicidad (LEITE, 2014). Los resultados apuntan a un predominio de intersecciones de raza, género y clase,
señalando esfuerzos hacia construcciones más diversas y, por lo tanto, contrarias a la intuición, aunque sujetas a críticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP - Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Citas

AKOTIRENE, C. O que é interseccionalidade?. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, S. Levantamento da Catho mostra que profissionais negros recebem até 34% a

menos que brancos. B9: Brasil, Negócios. 19 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3wEWzEt. Acesso em 8 set. 2022.

BRITO, L. C. O crime da miscigenação: a mistura de raças no Brasil escravista e a ameaça à

pureza racial nos Estados Unidos pós-abolição. Revista Brasileira de História. v. 36, n. 72, 2016. Disponível em: https://bit.ly/38xkw8G. Acesso em 4 jan. 2022.

CARRERA, F. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, [S. l.], v. 24, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3KGaak7. Acesso em: 18 maio. 2022.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

CORRÊA, L. G. De corpo presente: o negro na publicidade em revista. 2006. 126f. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

______. G. Intersectionality: A challenge for cultural studies in the 2020s. International Journal of Cultural Studies. 2020.

______.; BERNARDES, M. “Quem tem um não tem nenhum”: solidão e sub-representação de pessoas negras na mídia brasileira. In: CORRÊA, Laura Guimarães (Org.). Vozes negras

em Comunicação: mídia, racismos e violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 203-219.

CRENSHAW, K. Mapping the margins: intersectionality, identity, politics and violence against women of color. Stanford Law Review, Stanford, v. 43, p. 1241-99, 1991.

______, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial

relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas. v. 10. n. 1. p. 171-188. Florianópolis, 2002.

EDNILSON, R. O amor tem cor? O uso do Facebook como estratégia de letramento racial e

de reexistência. Vozes negras em Comunicação: mídia, racismos e violência, Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 113-132.

FREYRE, G. O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX. São Paulo: Global Editora, 2012.

HALL, S. Cultura e representação. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: Episódios de Racismo Cotidiano.São Paulo: Cobogó, 2019.

LEITE, F. Publicidade contraintuitiva: Inovação no uso de estereótipos na comunicação. Curitba: Appris, 2014.

MBEMBE, A. Crítica da razão negra. São Paulo: n.1 edições, 2018.

MCCRACKEN, Grant. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.

MORENO FERNANDES, P. A carne mais barata do mercado na publicidade: Representatividade negra em anúncios publicitários. LÍBERO (FACASPER), v. 47, p. 179-196, 2021b.

______. Onde se cruzam as avenidas identitárias? Aplicação da roleta interseccional na pesquisa em Publicidade. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 4 a 9 de outubro de 2021, E [recurso eletrônico]: Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania. São Paulo: Intercom, 2021a. v. 1. p. 1-15.

_____. Racismo e invisibilização: Representatividade negra em anúncios de revista. E-Compós, [S. l.], v. 25, 2022. DOI: 10.30962/ec.2384. Disponível em: https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2384. Acesso em: 8 set. 2022.

MOZDENSKI, L. Outvertising: A publicidade fora do armário. Curitiba: Appris, 2020.

MUNANGA, K. Negritude: Usos e Sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

PACHECO, A. C. L. Mulher negra: afetividade e solidão. Salvador: Edufba, 2013.

SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção de sentido da branquitude paulistana. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo, 2012.

SODRÉ, M. Claros e escuros: Identidade, Povo e Mídia e cotas no Brasil.Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

STEPAN, NL. Eugenia no Brasil, 1917-1940. In: HOCHMAN, G., and ARMUS, D., orgs. Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. História e Saúde collection, pp. 330-391.

TRINDADE, E. Publicidade e antirracismo: entre teorias e práticas para uma mudança social necessária. IN: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (orgs.). Publicidade antirracista: Reflexões, Caminhos e desafios. São Paulo: ECA USP, 2019.

VELASCO, A.; FEITOSA JR, A.; GRANDIM, F. 11 estados não divulgam dados completos de raça de mortos pela polícia; números disponíveis mostram que mais de 80% das vítimas são negras. G1. Monitor da Violência. 4 mai. 2022. Disponível em: http://glo.bo/3NlRLdG. Acesso em 10 mai. 2022.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-21

Cómo citar

Moreno Fernandes, P. (2022). La ruleta interseccional em el análisis de la publicidad: algunos resultados. Mídia E Cotidiano, 16(3), 49-71. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.54573