Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe

Autores/as

  • Cristiane da Silveira Lima UFMG
  • Eugenio Tadeu Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755

Palabras clave:

Rádio, Comunicação, Educação, Formação teatral, Experiência.

Resumen

A partir da experiência do programa radiofônico Serelepe – uma pitada de música infantil, que vai ao ar desde 2005, pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, propomos uma reflexão sobre o rádio como agenciador de relações, mediador de experiências significativas e como locus para processos de criação e de aprendizagem não apenas para os ouvintes, mas também para aqueles que estão envolvidos em sua produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane da Silveira Lima, UFMG

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, integrante do projeto de extensão Serelepe [Escola de Belas Artes - UFMG].

Eugenio Tadeu Pereira, UFMG

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor da Escola de Belas Artes da UFMG, coordenador do projeto de extensão Serelepe [EBA-UFMG] e integrante do Duo Rodapião.

Citas

ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp. 43-60.

BALSEBRE, Armand. "O rádio está morto...Viva o som!" ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia. Revista Significação, 2013, ano 40, n. 39, pp. 14-24.

FRANÇA, Vera. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L.G; WEBER, M.H.; FRANÇA, V.R.V. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Ed.UnB, 2002. pp.13-29.

_______ . Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp.61-88.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

REIS, Nágila Analy F. “Serelepe: uma pitada de música infantil”. XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. Anais. São Paulo: Federação Nacional de Arte Educadores, 2012. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fzOjQKEYqYEJ:faeb.com.br/livro03/Arquivos/comunicacoes/174.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Último acesso em 01/09/15.

PEREIRA, E. Tadeu et ELLEN, Lorrayne. Ações formativas no projeto de extensão Serelepe. In Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.189-202, jan./jun.2014. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4561/3235 Último acesso em 01/09/15.

SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010. pp. 41-59.

SILVERSTONE, Roger.; MOTA, Milton Camargo. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.

##submission.downloads##

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Lima, C. da S., & Pereira, E. T. (2015). Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe. Mídia E Cotidiano, 7(7), 112-125. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755

Número

Sección

Artigos Seção Temática