DO MEU INTERIOR: as narrativas de vida de mulheres no Vale do Mucuri

Autores/as

  • Leilane Tolentino Stauffer Mestranda do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Letícia Santana Gomes Mestranda do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Cláudio Humberto Lessa Professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9838

Palabras clave:

Ethé discursivos, Memória, Discurso autobiográfico, Espaço urbano, Entrevista midiática.

Resumen

Este artigo busca discutir a reconstrução de possíveis ethé de três mulheres moradoras da cidade de Nanuque (MG), e o vínculo entre os traços de caráter e a memória da cidade, a partir de entrevistas gravadas em vídeo. O aporte teórico-metodológico para observar de que forma as mulheres reorganizam o vivido concentra-se no discurso autobiográfico, no conceito de imaginários sociodiscursivos e na entrevista midiática por meio de três aspectos levantados por Arfuch (2010): a infância, a vocação e a afetividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leilane Tolentino Stauffer, Mestranda do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (2013) e pós-graduada em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2015). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual, comunicação organizacional, comunicação pública, comunicação digital e mídias sociais. Pesquisa temas relacionados à comunicação, antropologia e linguagem.

Letícia Santana Gomes, Mestranda do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras (Tecnologias de Edição). É pesquisadora e integrante do Centro de Apoio a Pesquisas Sobre Televisão (CAPTE) e do grupo de pesquisas Narrar-se. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso e Produção editorial.

Cláudio Humberto Lessa, Professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestrado e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem se dedicado ao estudo do discurso político, das ideologias políticas, da argumentação. Desde o pós-doutorado, em 2011, tem desenvolvido pesquisa sobre a relação entre as representações sociais e a constituição de identidades em narrativas de si (de alunos da EJA, de políticos, de celebridades, entre outras) . É professor do CEFET-MG, onde atua nos cursos técnicos, na Educação de Jovens e Adultos, no terceiro turno, no curso superior de Letras e na pós-graduação. Atualmente, coordena o grupo de pesquisas Narrar-se CEFET-MG: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes.

Citas

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vedal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

_____. Biografia e autobiografia antigas. In: Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo, Hucitec, 2002.

CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux. In: Boyer H. (dir.) Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinaires et mises en scène. Paris: L’Harmattan, 2007.

_____. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (orgs). Gêneros: Reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE UFMG, 2004, p. 13-41.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.

_____. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-92.

PROCÓPIO-XAVIER, Mariana Ramalho. A configuração discursiva de biografias a partir de algumas balizas de História e Jornalismo. 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. As confissões (2 vol.). Tradução de Rachel de Queiroz. 2. ed. São Paulo: Atena Editora, 1959.

SANTANA-GOMES, Letícia. Por uma memória editorial: uma análise do documentário em uma perspectiva discursiva e autobiográfica. Monografia (Curso de Letras – Tecnologias de Edição). Belo Horizonte. CEFET-MG, 2015, 72f.

##submission.downloads##

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

Stauffer, L. T., Santana Gomes, L., & Lessa, C. H. (2017). DO MEU INTERIOR: as narrativas de vida de mulheres no Vale do Mucuri. Medios Y Cotidiano, 11(2), 248-268. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9838