Categorias de análise para videoclipes no YouTube: entendendo produção e consumo de covers de game music na internet

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57824

Mots-clés:

Game music, Performance musical, YouTube, Fãs, Categorias

Résumé

O objetivo do artigo é apresentar uma análise baseada em categorias sobre vídeos de cover de game music produzidos e consumidos por fãs no YouTube. Com o objetivo de lidar com dados produzidos em pesquisa de campo de caráter etnográfico, criamos quatro categorias de performance artística que tentam sintetizar a produção de game music compartilhada pelos interlocutores. Neste artigo, iremos explicar essas categorias e demonstrar seu funcionamento como ferramenta de análise enquanto exploramos algumas questões relacionadas a performance social e musical. Estas categorias têm demonstrado que a game music funciona como um catalisador pelo qual outras práticas culturais fluem por meio dela trazendo consigo seus potenciais de sociabilidades como também de conflito e preconceitos.

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Biographie de l'auteur

Schneider Souza, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente pesquisador autônomo e professor do estado do Rio de Janeiro.

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Publiée

2023-05-19