Os múltiplos fluxos da imagem: o streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.58544

Parole chiave:

streaming, audiovisual, cotidiano, imagens

Abstract

As imagens tocam o real. “O que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos toca”, afirma Didi-Huberman em O que vemos, o que nos olha (2005, p.29). Neste século XXI, de proliferação de imagens em telas difusas, como compreender a experiência que se produz e se partilha no cotidiano? Em um cenário em que a construção do dia a dia, do comum, atravessa as ambiências midiáticas, as operacionalidades de produção das imagens em fluxo contribuem para a transformação não apenas das formas de realização audiovisual, mas de sua circularidade e recepção. Na perspectiva da vida cotidiana midiatizada, a lógica do streaming e a demanda por imagens em fluxo tensionam diferentes dinâmicas, seja em relação a antigos formatos e/ou modelos, seja em relação ao mercado audiovisual e às expectativas/demandas dos usuários. Estes são as questões que balizam os artigos que constituem o Dossiê dessa edição e que apresentamos aqui, juntamente com os outros textos de mais essa publicação da RMC.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristiane Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia. Professora do Curso de Produção Audiovisual e do Programa de Comunicação Social/ PUCRS.

Felipe Koch, Université Paris-Est Créteil Val de Marne (FR)

Doutor em Sociologia. Professor de Estudos Brasileiros e Inovação Social/UPEC (França) 

Renata Rezende Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação. Professora do Curso de Comunicação Social e do PPG Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Riferimenti bibliografici

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Editora 34, 2005, p.29.

MARION, Philippe. "Narratologie médiatique et médiagénie des récits", Recherches en communication, 1997, vol. 7, p. 61-87.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-05-19

Come citare

Freitas, C., Koch, F., & Rezende Ribeiro, R. . (2023). Os múltiplos fluxos da imagem: o streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI. Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.58544