Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59797Parole chiave:
Eleições Brasileiras de 2022, Plataformas, Affordances, Métodos Digitais, Comunicação PolíticaAbstract
Neste artigo, discutimos os resultados do monitoramento das eleições brasileiras de 2022 nas plataformas You Tube, Instagram, Tik Tok, Twitter/X e Facebook, a partir das affordances presentes em cada uma delas. Com base na revisão bibliográfica, propomos uma tipologia de affordances, classificando-as de acordo com sua aplicação em campanhas e fluxos de informações políticas. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos da coleta realizada, observando as affordances visíveis na arquitetura algorítmica das plataformas. Ao analisar os dados, identificamos e discutimos as affordances em cada plataforma e as formas como se vinculam com conteúdos políticos. Concluímos apontando como se configuram as estratégias específicas para cada ambiente, além de evidenciar a construção de uma narrativa mais ampla e tecida por uma maior gama de atores, na qual as plataformas participam de diferentes maneiras da sua composição.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, A.; CARVALHO, E.; SANTOS, M. Ciberativismo no Brasil. Cadernos Adenauer XVI, n. 3, p.75-95, 2015.
BACHINI, N. As identidades coletivas no ativismo hodierno: revisão bibliográfica e proposta de enquadramento teórico. Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG, P. 356-377, 2018.
BACHINI, N.; MENON, G. Fake News e o uso do Facebook na eleição presidencial brasileira de 2018: ideologias, pós-verdade e aparelhos ideológicos de dominação. Economic Analysis of Law Review, 2021.
BACHINI, N; ROSA, K; COSTA, A; SILVA, R. Comunicação política no ambiente digital: uma análise das campanhas eleitorais municipais de 2020 no Facebook. Opinião Pública, Campinas, v. 28, n. 3, p. 750-786, set.-dez., 2022.
BASTIAN M., HEYMANN S., JACOMY M. Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. International AAAI Conference on Weblogs and Social Media, 2009.
BARNIDGE, M., ZÚÑIGA, H. G. & DIEHL, T. Second Screening and Political Persuasion on Social Media, Journal of Broadcasting & Electronic Media, 61:2, p. 309-331, 2017. DOI: 10.1080/08838151.2017.1309416.
BENNETT, W. L; SEGERBERG, A. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Information, communication & society, v. 15, n. 5, p. 739-768, 2012.
BENNETT, L., LIVINGSTON, S. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, 33(2), 2018, p. 122–139.
BENKLER, Y. La riqueza de las redes. Cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria Editorial, 2015.
BRAGA, S.; CARLOMAGNO, M. "Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016)". Revista Brasileira de Ciência Política, n. 26, p. 7–62, 2018.
BOULIANNE, S. Social media use and participation: a meta-analysis of current research. Information, Communication & Society, 18:5, p.524-538, 2015. DOI: https://10.1080/1369118X.2015.1008542.
BUCHER, T.; HELMOND, A. The Affordances of Social Media Platforms. In: BURGESS, J.; MARWICK, A.; POELL, T. (org.). The SAGE Handbook of Social Media. London: SAGE Publications, 2018.
CANATTA, F. TV e segunda tela: uma análise do horário nobre no Twitter. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em <https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5648>. Acesso em 20. ago. 2023.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Zahar, São Paulo, 2013.
CESARINO, L. O mundo do avesso. Verdade e política na era digital. Ubu, São Paulo, 2022.
CHADWICK, A. The Hybrid Media System: Politics and Power. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199759477.001.0001. Acesso em 31. ago. 2023 Oxford University Press, Inglaterra, 2013.
DAHLGREN, P. The Political Web: Media, Participation and Alternative Democracy. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2013.
D’ANDREA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32043. Acesso em: 7 jul. 2023.
DE ALBUQUERQUE, A. The two sources of the illiberal turn in Brazil. Brown Journal of World Affairs, 2020, 27, 127-145.
FROIO, C. e GANESH, B. The transnationalisation of far right discourse on Twitter. European Societies, 21:4, p. 513-539, 2019.
GEBOERS, M. ; PILIPETS, E. ; GHELI, F. ; BENEDETTI, A. ; LI, Y. ; SATHISH, C. ; LAJOSI, K. ; ALMADA, P. ; XIAO, F. ; CANO-ORON, L. ; ESPINOZA, A. ; ZIHANG, E. ; KLESZCZYŃ . How (long) do we #standwithukraine?. In: Digital Methods Summer School 2022, 2022, Amsterdam. Digital Methods Summer School 2022. Amsterdam: DMI, 2022.
GIBSON, J. The Ecological Approach to Visual Perception, 2014. Disponível em: https://cs.brown.edu/courses/cs137/readings/Gibson-AFF.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
GILLESPIE, T. The politics of ‘platforms.’ New Media & Society, 12(3), 347–364, 2010. https://doi.org/10.1177/1461444809342738
GERBAUDO, P. Social media and populism: an elective affinity? Media, Culture & Society. (1-9) 40 (5), 2018.
GOMES, W. Democracy in the digital world: History, issues and themes. São Paulo, Brazil: Edições Sesc, 2018.
HABERMAS, J. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. São Paulo: Editora da Unesp, 2023.
HAFEZ, M., & MULLINS, C. The radicalization puzzle: A theoretical synthesis of empirical approaches to homegrown extremism. Studies in Conflict & Terrorism, 2015, 38(11), p. 958-975.
HAYAT, T. & SAMUEL-AZRAN, T. “You too, Second Screeners?” Second Screeners’ Echo Chambers During the 2016 U.S. Elections Primaries, Journal of Broadcasting & Electronic Media, 61:2, 291-308, 2017. DOI: 10.1080/08838151.2017.1309417
HERMAN, F.; MARQUES, F.; MIOLA, E. Que fatores influenciam a qualidade da transparência digital em governos locais? Evidências do caso brasileiro. Opinião Pública 28 (3) Sep-Dec 2022 • https://doi.org/10.1590/1807-01912022283857.
JUNGHERR, J. Twitter use in election campaigns: A systematic literature review. Journal of Information Technology & Politics, 2016. 13:1, p.72-91, DOI: https://10.1080/19331681.2015.11324012016.
KARHAWI, I. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações. E-Compós, 24, 2021. https://doi.org/10.30962/ec.2182.
_____. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, pp. 47-61, 2017.
MAIA, R; CASTRO, M. Mídia, Esfera Pública e Identidades Coletivas. Editora UFMG, 2006.
MAIA, R; ROSSINI, P.; OLIVEIRA, V; OLIVEIRA, A. Sobre a importância de examinar diferentes ambientes online em estudos de deliberação. Opinião Pública, 21 (02) ago. 2015 https://doi.org/10.1590/1807-01912015212490
MARWICK, A. BOYD, D. To See and Be Seen: Celebrity Practice on Twitter. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 17(2) 139–158, 2011. DOI: 10.1177/1354856510394539
McGREGOR, S. C. & MOURÃO, R. R. Second Screening Donald Trump: Conditional Indirect Effects on Political Participation. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 61:2, 264-290, 2017, DOI: 10.1080/08838151.2017.1309418
MEDEIROS, Josué; LOIOLA, Paulo; ANTUNES, Luísa. As eleições presidenciais de 2022, as fake news e a crise da democracia: um breve panorama sobre o embate entre o bolsonarismo e o janonismo cultural. Cadernos Adenauer XXIII nº4, 2022. Disponível em:https://www.kas.de/documents/265553/19294631/Cad2022.4+web+-+cap%C3%ADtulo+4.pdf/af7f67eb-d420-c5fd-7e91-16e5779ca8a9?t=1670518395512. Acesso em: 30. ago. 2023
MORENO M, D'ANGELO J. Social Media Intervention Design: Applying an Affordances Framework. J Med Internet Res 2019; 21(3):e11014 URL: https://www.jmir.org/2019/3/e11014 . DOI: 10.2196/11014
NEV. CEPID FAPESP PROGRAM. Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust. 3rd Report. São Paulo: NEV-USP, 2016.
NEV. Núcleo de Estudos da Violência. Monitoramento das Eleições Brasileiras de 2022 - Boletim # 1: YouTube. 2022a. Disponível em: https://NEV.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/2022-07-22-NEVUSP-Boletim1-MonitoramentoEleicoes.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
NEV. Núcleo de Estudos da Violência. Monitoramento das Eleições Brasileiras de 2022 - Boletim # 2: Instagram. 2022b. Disponível em: https://NEV.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/08/2022-NEV-MonitoramentoEleicoes_Boletim2-Instagram-P-Almada_N-Bachini.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
NEV. Núcleo de Estudos da Violência. Monitoramento das Eleições Brasileiras de 2022 - Boletim # 3: TikTok. 2022c. Disponível em: https://NEV.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/09/2022-09-01-MonitoramentoNEVEleicoes_TikTok.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
NEV. Núcleo de Estudos da Violência. Monitoramento das Eleições Brasileiras de 2022 - Boletim # 4: Facebook. 2022d. Disponível em: https://NEV.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/09/2022-09-28_NEVMonitoramento-Eleicoes_Facebook.pdf. Acesso em: 29 ago.2023.
NEV. Núcleo de Estudos da Violência. Monitoramento das Eleições Brasileiras de 2022 - Boletim # 5: Twitter. 2022e. Disponível em: https://NEV.prp.usp.br/wp-content/uploads/2022/10/2022-10-28-NEVMonitoramento-Twitter.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
NORRIS, P. Digital Divide. Civic Engagement, Information Poverty, and the Internet Worldwide. Cambridge University Press, Massachusetts, 2001.
NORRIS, P. INGLEHART, R. Cultural Backlash: Trump, Brexit, and authoritarian populism. Cambridge: CUP, 2019.
OLESEN, K. Infrastructure imaginaries: The politics of light rail projects in the age of neoliberalism. Urban Studies, 57(9), 1811–1826, 2020. https://doi.org/10.1177/00420980198535022020.
PEETERS, S., & HAGEN, S. (In press). The 4CAT Capture and Analysis Toolkit: A Modular Tool for Transparent and Traceable Social Media Research. Computational Communication Research, Forthcoming. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3914892.
PEETERS, S. Zeeschuimer (v1.1). Zenodo. 2022. https://doi.org/10.5281/zenodo.6845136
RODRIGUES, D. C. A produção de sentido na convergência entre televisão e segunda tela. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-27012015-151857/pt-br.php Acesso em: 20 ago. 2023.
ROGERS, R. Digital Methods. Cambridge: The MIT Press, 2013.
ROGERS, R. Marginalizing the Mainstream: How Social Media Privilege Political Information. Big Data, 2021. 4:689036. DOI: http://10.3389/fdata.2021.689036.
RIEDER, R.; COROMINA, C.; MARAMOROS-FERNÁNDEZ, A. Mapping YouTube: A quantitative exploration of a platformed media system. First Monday, 25(8), 2020. https://doi.org/10.5210/fm.v25i8.106672020.
PARISER, E. The user is content. In: The filter bubble: What the Internet is hiding from you. Penguin UK, 2011.
PÉREZ-LATRE, F. Diciembre de 2014. Legacy media: a case for creative destruction? Palabra Clave 17(4), 1097-1113. DOI: 10.5294/pacla.2014.17.4.5.
SANTOS, C. R. P. dos, e C. MAURER. Reconfigurações Do Consumo De Telejornalismo No cenário Convergente: O Uso Do Twitter Como Segunda Tela. Intexto, nº 55, junho de 2023, p. 130338, doi:10.19132/1807-8583.55.130338.
SERRANO-PUCHE, J. Internet and emotions: New trends in an emerging field of research. [Internet y emociones: nuevas tendencias en un campo de investigación emergente]. Comunicar, 46, p. 19-26, 2016.
SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.
SHIRKY, C. A cultura da participação: Criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
TUFEKCI, Z. Twitter and Tear Gas: The Power and Fragility of Networked Protest. Yale University Press, Connecticut, 2018.
URBINATI, N. The Plebiscite of the Audience and the Politics of Passivity. In: Democracy Disfigured: Opinion, Truth, and the People. Harvard University Press, 2014.
VAN DIJK, J. The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Oxford: Oxford University Press, 2013.
ZHAO, Y., Liu, J., TANG, J. and ZHU, Q. Conceptualizing perceived affordances in social media interaction design, Aslib Proceedings, Vol. 65 No. 3, pp. 289-303, 2013. https://doi.org/10.1108/00012531311330656.
ZÚÑIGA, H. G. & LIU, J. Second Screening Politics in the Social Media Sphere: Advancing Research on Dual Screen Use in Political Communication with Evidence from 20 Countries. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 61:2, 193-219, 2017. DOI: 10.1080/08838151.2017.1309420.
ZUÑIGA, G.; MOLYNEUX, H.; ZHENG,P. Social media, political expression, and political participation: Panel analysis of lagged and concurrent relationships. Journal of Communication, 64(4), p. 612–634, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/jcom.12103.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).