Sistemas de recomendação em plataformas de streaming audiovisual: a lógica dos algoritmos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57130Palavras-chave:
plataformas, sistemas de recomendação, algoritmos, machine learning, curadoriaResumo
Uma das novidades associadas à expansão das plataformas de streaming audiovisual são os sistemas de recomendação. Esses sistemas fornecem aos usuários sugestões sobre quais conteúdos consumir com base na consideração de múltiplas variáveis, que incluem o histórico de consumo desse mesmo usuário. Essas recomendações são feitas geralmente por algoritmos de machine learning e resultam em uma espécie de curadoria automatizada dos conteúdos, que determinam em grande parte o consumo diário de produções audiovisuais. Este trabalho busca caracterizar algumas das lógicas que orientam a atividade desses algoritmos a partir de uma perspectiva semiótica. No final, discute-se quais são, nesses sistemas que sempre parecem tender a propor consumos semelhantes aos já realizados, os espaços para a novidade.
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