Transgredindo a educação linguística

Curso Racismo e Antirracismo no Ensino de Línguas

Autores

Palavras-chave:

Racismo linguístico, Educação linguística, Ensino de línguas

Resumo

Apesar de ter completado seus 20 anos em janeiro de 2023, a Lei n.º 10.639 segue sendo desconhecida e não efetivada por parte dos profissionais da educação. Esta lei torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Dessa maneira, foi realizado o curso Racismo e Antirracismos no Ensino de Línguas e o presente texto, resultado de sua concretização, tem como objetivo expor e descrevê-lo, desde seu planejamento até seu encerramento. Metodologicamente, trata-se de uma análise documental, além disso a presente escrita também utiliza as memórias das experiências vivenciadas durante o curso. Os referenciais teóricos utilizados nesta escrita são: Nascimento (2019), Souza Neto (2021), Ferreira (2018) e as leis referidas anteriormente e a própria BNCC. Assim, podemos inferir que ainda há um panorama de desconhecimento e não efetivação das leis citadas anteriormente, entretanto a partir de formações coerentes e que tenham conteúdos que dialoguem com as temáticas da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena os professores poderão saber como efetivar as referidas leis, mesmo diante de currículos que vão ao encontro com as citadas temáticas ou ainda nem as insiram em seu corpo. O curso propiciou abordagens teórico-práticas que podem colaborar para que os(as) profissionais da educação efetivem as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no ensino de línguas e propiciem uma educação antirracista na escola.

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Biografia do Autor

Andressa Queiroz da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Especialista em Família: Representações sociais e práticas profissionais pela FAAO. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: linguagem e identidade (PPGLI) da UFAC. Pesquisadora do Observatório de Discriminação da Universidade Federal do Acre LabODR/UFAC e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Professora da Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC).

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Silva, A. Q. da. (2024). Transgredindo a educação linguística: Curso Racismo e Antirracismo no Ensino de Línguas. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(2), 70-89. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/58611

Edição

Seção

Dossiê temático