Graffite, pichação e stencil: resistências, existências e experiências na paisagem por sujeitos cultural/autônomos em Campos dos Goytacazes
Abstract
Na paisagem da cidade identificamos elementos concretos e simbólicos das experiências e vivências de sujeitos autônomos e/ou inseridos em grupos sociais. Os elementos concretos representados pela arquitetura, topônimos, esculturas/bustos marcam as vivências de grupos sociais hegemônicos. Enquanto os elementos simbólicos, esses efêmeros, inseridos na paisagem por sujeitos e/ou grupos sociais marginais nem sempre são percebidos e mesmo quando são percebidos, nem sempre são compreendidos. O foco do trabalho está na análise dos elementos simbólicos impressos na paisagem urbana de Campos dos Goytacazes, elaborados a partir das intervenções dos sujeitos inseridos nos movimentos autônomos entre 2011 e 2016, quando identificamos os graffitis, stencils e as tags sendo gradativamente inseridos na paisagem, dando visibilidade aos seus autores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.