A importância das mulheres negras no Movimento Negro Brasileiro durante a Primeira República (1889-1930)
Abstract
Conciliar o objeto das relações de gênero às relações étnico-raciais na construção da historiografia brasileira esbarra em diversos empecilhos. Esta constatação é pontual ao observar os trabalhos acerca da Primeira República (1889-1930), onde são apresentadas poucas abordagens com a intenção de lidar com as temáticas em conjunto ao aqui determinado recorte temporal. Partindo destas perspectivas, é tomado como objetivo a compreensão da mulher negra como atuante neste contexto histórico. Reconhecendo as limitações historiográficas, que se colocam ainda correspondentes à eixos específicos deste recorte histórico-social, é necessário para a construção de conhecimentos sistemáticos as diversas pesquisas, análises e conclusões que tenham como finalidade a valorização e reconhecimento da importância do histórico da mulher negra na construção da sociedade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.