Entre as relíquias e os relicários: um breve panorama sobre a noção de imagem no Ocidente Medieval
Abstract
O artigo se propõe a traçar um breve panorama sobre a noção de imagem no Ocidente medieval, assim como a partir dessa noção analisar e relacionar as relíquias e os relicários. As imagens medievais buscam representar o que não é possível de se ver, o sobrenatural. Os elementos que compõem as imagens se conformam aos códigos simbólicos e não ao realismo da representação. A imagem é uma “coisa” propriamente dita. Ela representa o invisível no visível, Deus no homem, o ausente no presente. A veneração às relíquias era muito comum durante a Idade Média. Os relicários, por conservarem” as relíquias, garantem a elas mais prestígio, mais força; a ornamentação exuberante provoca nos fiéis uma maior credibilidade à santidade das mesmas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.