Onde está a anarquia no Livro Didático: Por dentro da História?
Abstract
Sabemos que a educação, seja básica ou superior, não é neutra e busca formar um determinado tipo de mulher e homem; desta forma, há uma seleção cultural do que é ensinado, como é ensinado e o que não é ensino, ou “esquecido”. Por meio deste artigo buscamos analisar a atenção dado aos anarquistas por parte de uma das principais ferramentas de ensino: o livro didático. Salientamos que o livro didático é um dos transmissores e propagadores de narrativa histórica, logo, de formação de concepções, além disso é uma mercadoria e produção cultural de determinada sociedade; dessa maneira é passível de análise. O livro selecionado para a análise foi adotado como ferramenta de ensino oficial pelo espaço educacional formal, o Colégio Estadual Amália Hermano Teixeira, localizado na periferia de Goiânia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.