Território, Identidade e Poder: Aspectos estruturais na Escola Técnica Encruzilhada
Keywords:
Território, Identidade, Escola, Educação e PoderAbstract
O objetivo é compreender as relações identitárias dos estudantes da escola técnica Encruzilhada, a partir das convivências cotidianas, que interligam representações de identidades rurais e urbanas, com destaque nos costumes, hábitos e tradições do gaúcho fronteiriço. Com base nos conceitos de território e territorialidade, enquanto espaço de limites e possibilidades, articulam as relações sociais e podem ocorrer o domínio do Outro. A metodologia é de cunho qualitativo, com entrevistas semi-dirigidas e observação. Utiliza-se a Análise Textual Discursiva como forma de desconstruir, unitarizar e categorizar as vozes dos estudantes. Evidencia-se que o ambiente escolar rural influencia na construção de novas identidades e apontamos três dimensões: vestuário; linguagem e projeto de vida. Conclui-se que a convivência dos estudantes em regime de internato na escola técnica ajuda a incorporar saberes, significados e costumes tradicionais, privilegiando às práticas e lidas gaudérias como forma de garantir poder e espaço no ambiente escolar.
PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a7
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Acesso em: 18 jun 2018.
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