Ciência E Religião: Algumas Reflexões Acerca Da Lei 11.645/08 E Sua Relevância Para Tratar Dos Assuntos Étnicos-Raciais Na Escola
Keywords:
educação, ciência, religiosidadeAbstract
O presente trabalho tem como objetivo compreender de que maneira os conceitos de ciência e religiosidade são desenvolvidos nas escolas apresentando como base a Lei nº 11.645/08 que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino uma obrigatoriedade da temática: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Esse estudo utiliza-se dos métodos de pesquisa quanti-qualitativa considerando a relevância da dialética entre esses métodos como forma de melhor compreender as questões que foram trabalhadas. Sendo assim, buscamos nessa pesquisa, através de um viés antropológico, fornecer dados que permitam aos profissionais na área da educação construir mecanismo de ensino que possam contribuir para o debate acerca das intolerâncias religiosas.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v5n1/a7
Downloads
References
BOAS, Franz. Antropologia Cultural.Trad. Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 4 ed. 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília 1988.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n. 9394/96. Brasília 1996.
CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de Candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
DAMATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil?Rio de janeiro: ed. Rocco, Cap. 1. 1986.
DAYRELL, Juarez. a escola “faz” as juventudes? reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128. <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100>. Acesso em 05/05/2017.
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1966.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GARCIA, Antonia. Desigualdades Raciais e Segregação Urbana em Antigas Capitais: Salvador D` Oxum e Rio de Janeiro, cidade de Ogum. Rio de Janeiro: Garamond, Cap.2. 2009.
GIUMBELLI, Emerson. A presença do religioso no espaço público: modalidades no Brasil. In. Revista: Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 28 (02), 2008. p. 80-101. Disponível em ≤http://www.scielo.br/pdf/rs/v28n2/a05v28n2≥ Acesso em 24/05/2009.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simetria. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
LÈVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. In: Tempo Social, v.19, n. 1, p. 297 – 308. 2006.
NOVAES, Regina Reyes. Pentecostalismo, política, mídia e favela. In. Religião e cultura popular. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.41-74.
OLIVEIRA, Cristiane. OLIVEIRA, Luiz. FERRAZ, Maria. Escolas, Culturas e Diferenças: experiência e desafios na educação básica. Rio de janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011.
SANTOS, Diego et al. Catálogo das Religiões Afro-Brasileiras em Campos dos Goytacazes: Preservar, dar Visibilidade e Combater a Discriminação, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.