Experiências Geográficas: Quadrinho e Ensino de Geografia
Keywords:
ensino de geografia, lugar, história em quadrinhoAbstract
O objeto do presente trabalho consiste na prática da história em quadrinho aplicada ao ensino de geografia. Como metodologia desenvolveu-se uma atividade no qual os alunos – em grupo – produziram quadrinhos acerca de sua relação para com o lugar que habitam. Para tal, tivemos como objetivo geral a elaboração de um método para o ensino do conceito de lugar, através da produção de uma história em quadrinho por parte dos alunos. Os objetivos específicos consistiram em: i) compreender a importância da história em quadrinho para o ensino de geografia, ii) entender a relação existente entre história em quadrinho e o conceito de lugar na geografia. A atividade desenvolveu-se em duas escolas do município de Campos dos Goytacazes: Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC) e Escola Estadual Nilo Peçanha.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v5n1/a8
Downloads
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/livro051.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.
BRUNETTI, Ivan. A arte de quadrinizar: filosofia e prática. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
CAPEL, Horacio. Filosofia y ciência en la geografia contemporânea: nueva édicion ampliada. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2012.
COLA, César. Ensaio sobre o desenho infantil. 3. ed. Vitoria: EDUFES, 2014.
COLLOT, Michel. Pour une géographie littéraire. Paris: Éditions Corti, 2014.
COSTA, Rafael; TONINI, Ivaine. As histórias em quadrinhos como construção da leitura geográfica. Porto Alegre: ENG, 2012.
DARDEL, Eric. 1899-1967. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. HOLZER, Werther. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DORFMAN, Ariel; MATTELART, Armand. Para ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. 6. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2010.
EISNER, Will. Narrativas gráficas de Will Eisner. Trad. DEL MANTO, Leandro Luigi. São Paulo: Devir, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1983.
______. Educação como prática de liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
______. Pedagogia da tolerância. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
______. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017.
GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
______. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
______. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
_______; RIBEIRO, Letícia Parente. A produção de imagens para a pesquisa em geografia. In: Espaço e Cultura, UERJ, RJ, nº 33, p. 27-42, jan/jun de 2013.
HOLZER, Werther. A geografia humanista: sua trajetória. Londrina: Eduel, 2016.
______. Cozinhas e comida caseira: Pratos com peixe e paisagens de Restinga. In: Revista Geograficidade, v. 2, n. 1, verão 2012.
______. Memórias de viajantes: paisagens e lugares de um novo mundo. In: Revista GEOgraphia, ano II, n. 3, 2000.
______. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. In: Revista Território, Ano II, n. 3, jul./dez. 1997.
JUNIOR, Luiz Martins; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Construção do conceito de lugar em interface com uma Geografia Escolar inculisva. In: Educação geográfica: temas contemporâneos/ Jussara Fraga Portugal (organizadora). – Salvador: EDUFBA, 2017, p. 131-147.
MARANDOLA JR., Eduardo. Heidegger e o pensamento fenomenológico em geografia: sobre os modos geográficos de existência. In: Revista Geografia, v. 37, n. 1, Rio Claro - São Paulo, p. 81-94, jan./abr. 2012.
______. Humanismo e arte para uma geografia do conhecimento. In: Geosul. v. 25, n. 49, Florianópolis, p. 7-26, jan/jun. 2010.
______. Identidade e autenticidade dos lugares: o pensamento de Heidegger em Place and Placelessness, de Edward Relph. In: Revista Geografia, Rio Claro, v. 41, n. 1, p. 5-15, jan./abr. 2016.
JÚNIOR, Luiz Martins; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Construção do conceito de lugar em interface com uma geografia escolar inclusiva. In: Educação geográfica: temas contemporâneos. Jussara Fraga Portugal (org.). Salvador: EDUFBA, p. 131-147, 2017.
MAZUR, Dan; DANNER, Alexander. Quadrinhos - história moderna de uma arte global. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
MENDONÇA, Marcio: REIS, Luis. História em quadrinhos: um campo recente da pesquisa em geografia sobre conflitos. In: Revista Geo UERJ, n. 27, Rio de Janeiro, p. 98-119, 2015.
NASCIMENTO, Taiane Flores do; COSTA, Benhur Pinós da. Fenomenologia e Geografia: teorias e reflexões. In: Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 43-50, 2016.
OLIVEIRA, Lívia de. Metodologia de ensino da Geografia In: Caderno de Geografia, PUC Minas, v. 9, n. 13, p. 21-24, jul. 1999.
______. Novos desafios na formação do professor de Geografia. In: Geografares, n. 4, Vitória, 2003.
______. Percepção da paisagem geográfica: Piaget, Gibson e Tuan. In: Revista Geografia, v. 25, n. 2, p. 5-22, Rio Claro, São Paulo, ago. 2000.
______. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Livia de. (Orgs). Qual o espaço do lugar? geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
______. Sentidos de Lugar e Topofilia. In: Revista Geograficidade, v. 3, n. 2, inverno 2013.
PINHEIRO, Robinson Santos. O Espaço Literário: apontamentos para o diálogo entre geografia e literatura. In: Revista Geografares, n. 14, junho, p. 72-83, 2013.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. A produção de jogos na formação docente: material didático e ensino de Geografia, apud PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: temas contemporâneos. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2017.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 4. ed. Trad. Alfredo de Oliveira Moraes. São Paulo: Loyola, 2014.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiencia. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
______. Paisagens do medo. Tradução Lívia de Oliveira. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2006.
______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. 1. ed. Londrina: Eduel, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.