Cyberbullying

As diretrizes das políticas públicas brasileiras para garantir a segurança nos ambientes virtuais

Autores

Palavras-chave:

Cyberbullying. Diretrizes. Políticas Públicas.

Resumo

A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo problematizar as políticas públicas propostas a partir de suas ações e programas para prevenir/combater o cyberbullying e garantir a segurança nos ambientes virtuais Os autores estudados no referencial teórico concordam que o cyberbullying apresenta características mais abrangentes que o bullying, na medida em que possui especificidades que repercutem com dinâmica, velocidade e proporções imensamente mais acentuadas, sendo responsabilidade do Estado, da família e da sociedade a prevenção e combate. Observa-se suas ações e programas de forma mais consistente, apenas, no âmbito da educação e que o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), principal política brasileira sobre a temática, necessita incluir em seu texto a classificação das práticas que podem ser consideradas cyberbullying, sua tipificação, normas para utilização de proteção à privacidade, assim como a identificação dos/as autores/as.

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Biografia do Autor

Adriane Cássia Silva Coitinho, Universidade Feevale

Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS Brasil. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, RS. Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, RS).

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale

Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Docente do curso de graduação em Psicologia e docente-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Novo Hamburgo RS, Brasil

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Coitinho, A. C. S., & Moura, E. P. G. de. (2021). Cyberbullying: As diretrizes das políticas públicas brasileiras para garantir a segurança nos ambientes virtuais. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 7(2), 271-288. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/49006

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