Diversity and citizenship

experience report on the use of the book Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus ​​in the education of young people and adults

Authors

Keywords:

Education, Black people, EJA

Abstract

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece a oportunidade de conclusão da Educação Básica aos que por variados motivos não a finalizaram na idade regular. Indivíduos que possuem ampla experiência de vida carecem de metodologias diferenciadas, que abordam as situações cotidianas dos discentes, junto aos conteúdos estudados. Este trabalho baseia-se na temática diversidade e cidadania na EJA. Utilizamos a metodologia de aplicação do projeto de intervenção, a partir da inserção de um grupo de estudos para contextualizar a obra literária Quarto de despejo, da autora Carolina Maria de Jesus, multidisciplinarmente. Todavia, objetivando o incentivo à leitura e estímulo do pensamento crítico do educando com ênfase na história do negro periférico, que ocupa a maioria das vagas na modalidade supracitada, relacionando e problematizando as questões frequentes e atuais ao conteúdo curricular. A experiência possibilitou a inserção de temas afro-brasileiros e o cumprimento da lei 10.639/03. Para explicar o contexto do livro é necessário recorrer a história desde a escravidão, pós abolição e ocupação das comunidades urbanas, o que corroborou para um melhor conhecimento do assunto, culminando em uma educação participativa e antirracista em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Karina Ribeiro Soares Reis, Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Graduada em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Especialista em Cidades e suas Tecnologias pelo IFF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG).

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

CAVALCANTE, Pedro. A questão da desigualdade no Brasil: como estamos, como a população pensa e o que precisamos fazer. Brasília; Rio de Janeiro: IPEA, 2020. (Texto para discussão, 2593).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GABRÉ, Solange de Fátima. Contribuições da pesquisa intervenção na construção de um projeto educativo no Museu de Arte: pensando a mediação cultural para a pequena infância. In: SEMINÁRIO ANPED SUL, 9, Florianópolis, 2012. Anais… Caxias do Sul: UNIVILLE, 2012.

GANDARA, Lemuel da Cruz. Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs. Goiás: Instituto Federal de Goiás, 2020.

GONÇALVES, Marco Antônio. Um mundo feito de papel: sofrimento e estetização da vida (os diários de Carolina Maria de Jesus). Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, n. 42, p. 21-47, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832014000200002. Acesso em: 18 jun. 2022.

IBGE. Cor ou raça. In: ______. IBGE Educa Jovens. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens. Acesso em: 06 mar. 2024.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960. (Coleção contrastes e confrontos).

PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Agência de Notícias IBGE, 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia

-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 06 mar. 2024.

QUEIROZ FILHO, Alfredo Pereira de. Sobre as origens da favela (as origens da 'favela'). Mercator, Fortaleza, v. 10, n. 23, p. 33-48, nov. 2011.

QUINTELA, Ariádne Joseane Félix. Projeto de Intervenção Social. Porto Velho: IFRO, 2016.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Uma introdução a Pierre Bourdieu. Revista Cult, v. 128, p. 36-61. 14 mar. 2010.

SOUZA, Ari Herculano de. A ideologia. São Paulo: Editora do Brasil, 1989.

Published

2024-05-29

How to Cite

Reis, K. R. S. (2024). Diversity and citizenship: experience report on the use of the book Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus ​​in the education of young people and adults. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(2), 279-289. Retrieved from https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/58529

Issue

Section

Relato de experiência