PROJETO PIPAS/UFF: DE CURSISTA A COLABORADOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60974Resumen
O presente artigo apresenta importantes reflexões acerca do trabalho
desenvolvido no grupo de estudos em Pedagogia Social através do Projeto
PIPAS/UFF. Uma experiência que se constrói na práxis, por meio do trabalho
desenvolvido na área da educação social e nas pesquisas realizadas a partir da
extensão universitária, nos mais diversos e diferentes trabalhos realizados pelos
cursistas que, não necessariamente precisam estar na universidade para
participar do curso de extensão oferecido, mas que estão conectados ao ser
humano e sensíveis às vulnerabilidades dos sujeitos, onde quer que estejam
inseridos, e possam fazer algo para mudar essa condição do sujeito. Desta
forma, este trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância do PIPAS na
vida das pessoas que acabaram cruzando seus caminhos com esse grupo de
estudos ou foram tocado(a)s pela Pedagogia Social. A metodologia utilizada
para a realização deste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter
descritivo e realizada através do processo de investigação pesquisa-ação. Os
resultados desse trabalho são uma verdadeira resposta para a sociedade de
todo o trabalho desenvolvido na universidade e sua extensão que, por sua vez
tem chegado cada vez mais longe.